No stand do Politécnico de Coimbra, há uma frase em destaque: “Juntos erguemos sonhos”. Este é o mote desta instituição superior na comunicação com os milhares de estudantes que, durante os próximos quatro dias, visitam a Qualifica.

“Para o Politécnico de Coimbra, é importante estar em eventos como este”, começa por afirmar o presidente desta instituição de ensino superior, Jorge Conde, antes de acrescentar: “Temos sempre interesse em mostrar [aos estudantes] o que fazemos de diferente”.

 

 

E o que distingue o Politécnico de Coimbra? Jorge Conde destaca, desde logo, a “mística de estudar de Coimbra”, que “continua a ser diferente, por ser uma cidade que está vocacionada exclusivamente para estudantes”.

 

O Presidente do Politécnico de Coimbra, Jorge Conde

 

Por outro lado, o presidente destaca algumas das características do ensino levado a cabo pela instituição. “Queremos criar conhecimento juntamente com as empresas”, afirma, sublinhando ainda a "ligação à atividade profissional e o ensino prático e aplicado”.

 

De estudantes para estudantes

Ao longo dos vários anos em que o Politécnico de Coimbra tem marcado presença na Qualifica e em eventos similares, é possível identificar algumas das principais dúvidas e questões colocadas por estudantes, conta Jéssica Lopes, do Gabinete de Comunicação Institucional e Imagem.

“As questões colocadas estão muito relacionadas com o acesso ao ensino superior – as médias de acesso ou como é que funcionam os cursos, por exemplo”, revela. Recentemente, acrescenta, têm surgido também várias questões sobre temas na agenda mediática como o alojamento estudantil, mobilidade internacional ou os apoios sociais.

 

 

Uma das apostas do Politécnico de Coimbra, durante a Qualifica, passa pela presença de estudantes da instituição que possam partilhar a sua experiência com os visitantes. “Os alunos valorizam o facto de terem a possibilidade de falar diretamente com alguém que está no Ensino Superior”, afirma, antes de concluir: “desta forma, podem falar de igual para igual”.