Terminou hoje a Agricool Live, a iniciativa da Forum Estudante e da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), inserida no programa Redescobrir a Terra que, durante esta semana, visitou várias instituições de ensino agrícola e agrário espalhadas pelo país.

O objetivo, através de lives realizados nas páginas de Facebook e Instagram da Forum Estudante, passou por dar conhecer as características do ensino agrícola (de nível secundário e superior). Para tal, foram transmitidas conversas com estudantes, professores e investigadores.

 


Podes consultar a oferta formativa da Escola Profissional Agrícola D. Dinis - Paiã aqui.


 


A Agricool Live realizou-se de 6 a 11 de julho, passando pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA), pela Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão, pela Escola Superior Agrária de Santarém, pela Escola Superior Agrária de Elvas e terminando, hoje, na Escola Profissional Agrícola D. Dinis - Paiã, em Lisboa.

O primeiro direto do dia deu a conhecer aglumas das estruturas à disposição dos estudantes, no âmbito do trabalho desenvolvido nos cursos, com uma visita à adega e à queijaria da EPADD. A visita, guiada por uma das professoras desta instituição de ensino, colocou em evidência a existência de um "ecossistema agrícola" que vai do campo ao prato, da produção agrícola à transformação.


 

Ainda durante a manhã, houve tempo para uma passagem pelas vinhas da EPADD, para uma conversa com um dos elementos da direção, Irene Vinhas, e com o secretário-geral da Confederação dos Agricultores de Portugal, Luís Mira. Uma conversa que focou as características e o papel do ensino profissional agrícola, bem como a evolução e futuro do setor.

 

 

A tarde começou com uma visita ao Centro Hípico da EPADD, onde o professor Xavier de Brito deu a conhecer algumas das características da oferta formativa da escola ligada a esta área. O momento contou ainda com o testemunho de um diplomado e uma estudante do curso profissional de Gestão Equina.

 

 


A fechar, o foco esteve na produção agro-pecuária, com uma passagem pelas estufas da EPADD. Aí, uma das professoras da EPADD detalhou o trabalho realizado pelos estudantes, sendo que foi ainda possível conhecer a experiência de um diplomado e de dois estudantes desta escola.

 

 

Depois da visita a cinco instituições de ensino superior e profissional ligadas ao ensino agrário e agrícola, termina a primeira edição da Agricool Live. Ao longo dos últimos dias, foram realizadas cerca de duas dezenas de diretos, a partir de vários pontos do país.