Os veículos têm uma potência de 850W, podem atingir uma velocidade máxima de 24 km/h e uma autonomia de cerca de 40 km, sendo de destacar o facto de possuírem uma caixa de carga com capacidade para 200kg. Trata-se de um investimento a rondar os seis mil euros, com um retorno importante ao nível do consumo de combustível e do contributo para a sustentabilidade ambiental da instituição.

Com o apoio da Presidência do IPC, a ESAC dá assim continuidade à sua política de melhoria de eficiência energética e mobilidade sustentável, prioridade da gestão desde há alguns anos, com resultados efetivos na redução do consumo de energia. Nesta matéria e enquadradas no Programa Eco-Escolas, estão ainda em curso atividades de sensibilização de toda a comunidade escolar para práticas comportamentais mais sustentáveis. Para isso, a Escola contará com o envolvimento direto dos docentes e dos estudantes da Licenciatura em Tecnologia e Gestão Ambiental que abordam a referida temática no seu programa curricular.

A ESAC ministra atualmente cursos de nível superior nas áreas de agricultura, incluindo a produção biológica, biotecnologia, agroalimentar, agroflorestal, ecoturismo, gastronomia e ambiente. Além do ensino, a ESAC desenvolve um conjunto de outras atividades, nomeadamente investigação, apoio à comunidade, produção agrícola, pecuária e florestal, bem como transformação agroalimentar com produção de diversos produtos inovadores, muitos deles ao dispor de toda a comunidade na “Loja da Agrária”.