A chegada a Santarém foi feita aos poucos, com alunos vindos de todo o país a chegar ao Ribatejo para conhecer em primeira mão o mundo da agricultura, a Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS), a oferta do Instituto Politécnico de Santarém e participar na 60ª edição da Feira Nacional da Agricultura nos dias 8 e 9 de junho.
Embora o ribombar dos trovões ecoasse à distância e no ar pairasse a ameaça de trovoada e chuva, os mais de 40 participantes que compõem esta edição da Agricool mostraram o seu entusiasmo e interesse ao longo do dia, que até contou com um concerto ao fim do dia.
Conhecer a ESAS
Fomos recebidos num dos anfiteatros da ESAS pela diretora da Escola, Margarida Oliveira e por um dos vice-diretores, Igor Dias. Dirigindo-se aos participantes, a responsável da Escola disse ser “um orgulho receber os alunos e contar com a cooperação da FORUM Estudante e das escolas agrárias”. “É importante estabelecer este intercâmbio de conhecimentos entre escolas e estudantes”, acrescentou.
Ainda dirigindo-se aos alunos, Margarida Oliveira fez questão de frisar a história da Escola e referiu que um dos objetivos da instituição passa por continuar a “inovar do ponto de vista tecnológico”, com recurso a “ferramentas de precisão e da área de preservação ambiental” que os futuros alunos da ESAS vão ter de levar para o mercado de trabalho.
Seguiu-se depois a apresentação da escola, a cargo do vice-diretor Igor Dias. Depois de dar as boas-vindas aos estudantes, estes ficaram a conhecer melhor o Politécnico de Santarém e as Escolas que são frequentadas por cerca de 5 mil alunos. Por fim, foi altura de mostrar tudo o que a ESAS tem para oferecer, incluindo as suas infraestruturas que contam com 237 hectares de quintas experimentais onde se podem encontrar plantações de olivais, vinhas, cereais e também criação e preservação de raças autóctones.
Durante esta exposição também foram dados a conhecer os vários Cursos Técnicos Superiores Profissionais, Licenciaturas e Mestrados que fazem parte da oferta formativa da ESAS. Os participantes puderam ficar a par dos diversos projetos de investigação presentes na Escola.
Seguiu-se um percurso, com componentes pedagógicas e lúdicas, que permitiu dar a conhecer algumas das tecnologias utilizadas na ESAS e que os nossos estudantes pudessem tirar vantagem de “aprender fazendo”. Nesta descoberta pelos terrenos da Agrária conduziram-se tratores, aprendeu-se sobre insetos, percorreu-se as várias utilidades que os drones e os sensores têm na agricultura moderna e terminou-se a conhecer o centro equestre e a vacaria da Escola.
Convívio para terminar o dia
Era impossível terminar o dia sem um bom convívio. Depois de tanto percorrer os terrenos da Escola, os estudantes mereceram um brinde por parte de toda a equipa de alunos e professores que os acompanhou. Houve bifanas, batatas, refrigerantes e muita música, que culminou num concerto por parte de alguns dos participantes.
O dia chegou ao fim já com a FNAS em mente. Amanhã o dia será passado na sua totalidade no recinto da feira e lá os estudantes poderão conhecer diversos stands e ficar familiarizados com o que é exposto no local.
Clica aqui para ficares a conhecer mais sobre a ESAS e a sua oferta formativa.