De 6 a 11 de julho,a Agricool Live está a dar a conhecer as características do ensino agrícola (de nível secundário e superior) com visitas a escolas de vários pontos do país. Este conhecimento é partilhado através de conversas com estudantes, professores e investigadores, é possível descobrir mais sobre a vida de um estudante dos ensinos superior agrário e profissional agrícola. Esta iniciativa da Forum Estudante e da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) está inserida no programa Redescobrir a Terra 

Estas conversas são transmitidas através das redes sociais da Forum Estudante, com lives realizados nas páginas de Facebook e Instagram. Esta viagem pelo ensino agrícola e agrário já passou pelo Instituto Superior de Agronomia, pela Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão e pela Escola Superior Agrária de Elvas. Hoje, foi a vez da Escola Superior Agrária de Santarém. 

À chegada à ESAS, a subdiretora Margarida Oliveira explicou algumas das características desta instituição de ensino superior. Depois, a presidente da Associação Académica da ESAS, Sara Francisco, partilhou com a Forum os contornos da experiência académica.


 

De seguida, tempo para visitar a Escola de Equitação da ESAS, onde foi possível acompanhar uma atividade com estudantes e obter uma explicação sobre as principais saídas profissionais associadas às formações da ESAS nesta área de atividade.

 

 

Ainda antes de almoço, a reportagem da Forum passou pelos laboratórios da ESAS, onde o diretor de uma das unidades laboratoriais, Igor Dias, detalhou alguns dos projetos aqui realizados, salientando a importância do ensino prático.

 


A fechar o dia, a Agricool Live passou pela exploração agrícola da ESAS, onde foi possível obter uma demonstração da tecnologia utilizada nos trabalhos agrícolas. Duas das professoras desta escola explicaram ainda o papel da tecnologia no ensino e na prática agrícola.

 

 

A viagem pelo mundo do ensino agrícola termina amanhã, com uma visita à Escola Profissional Agrícola D. Dinis. As transmissões têm início marcado para volta das 11h00 e continuam durante o resto do dia.