Ao longo dos próximos dias, o objetivo da Agricool Live passa por dar a conhecer as características do ensino agrícola (de nível secundário e superior) com visitas a escolas de vários pontos do país. Através de conversas com estudantes, professores e investigadores, é possível descobrir mais sobre a vida de um estudante dos ensinos superior agrário e profissional agrícola.

As reportagens e entrevistas são transmitidas através das redes sociais da Forum Estudante, com lives realizados nas páginas de Facebook e Instagram. A Agrocool Live realiza-se de 6 a 10 de julho e, depois do ISA, visitará a Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão, a Escola Superior Agrária de Santarém, a Escola Superior Agrária de Portalegre e a Escola Profissional Agrícolas D. Dinis, em Lisboa.

Esta iniciativa da Forum Estudante e da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) está inserida no programa Redescobrir a Terra e começou hoje, no Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa, onde foi possível começar por saber mais sobre Impressão 3D aplicada à área da Engenharia Alimentar. O reaproveitamento de subprodutos da indústria alimentar foi apenas uma das oportunidades destacadas como associadas a esta técnica.

 


A reportagem no ISA continuou com uma visita às vinhas deste instituto superior, onde o professor Ricardo Braga explicou algumas das tecnologias associadas à atividade agrícola. Drones e robôs criaram um "ecossistema agrícola 4.0", destacou o professor. 



A reportagem no ISA continuou com uma visita às vinhas deste instituto superior, onde o professor Ricardo Braga explicou algumas das tecnologias associadas à atividade agrícola. Drones e robôs criaram um "ecossistema agrícola 4.0", destacou o professor. 


No fim de almoço, a visita da Forum ao ISA passou pela área verde envolvente, com direito a uma explicação sobre Engenharia Florestal, sendo possível saber mais sobre um dos projetos de investigação realizados pelo ISA nesta área. A relevância do conceito de sustentabilidade associado a esta atividade foi realçada pelos professores e investigadores do ISA.


 

Seguiu-se uma conversa sobre o ensino agrícola e o setor da Agricultura com o Presidente do ISA, António Guerreiro de Brito, e o Secretário Geral da CAP, Luís Mira. O papel da formação e as novas oportunidades presentes no setor agrícola foram alguns dos tópicos abordados.



A fechar, houve ainda oportunidade para visitar o Herbário do ISA, para saber mais sobre a área de Arquitetura Paisagista. A transversalidade dos conhecimentos e áreas do saber envolvidas, as saídas profissionais e os locais de trabalho foram algumas das dimensões abordadas. No final, foi possível conhecer novos projetos do ISA e ainda ouvir o testemunho de uma estudante sobre a sua experiência neste instituto.

 

 

A viagem pelo mundo do ensino agrícola continua amanhã, com uma visita à Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão. As transmissões têm início marcado para as 10h30, com entrevistas a estudantes e professores sobre as atividades realizadas.