A relação entre agricultura e biodiversidade é naturalmente próxima e simbiótica. Isto porque estes dois mundos se promovem e beneficiam mutuamente – uma exploração agrícola realizada com respeito pelos ecossistemas trará vários benefícios para as espécies nele existentes. 

Desde logo, as espécies dos sistemas agrícolas são, em muitos casos, abundantes e diversificadas, incluindo espécies especialistas que não ocorrem noutros habitats. Muitas das espécies autóctones (naturais do território onde vivem) estabeleceram, ao longo dos séculos, relações de dependência com os agroecossistemas, sendo por isso vulneráveis às alterações das práticas agrícolas. 

 


No dia 10 de dezembro, milhares de estudantes vão celebrar o papel da Agricultura na criação de um mundo sustentável, com workshops, quizzes e conversas com profissionais, entre outras atividades. Podes acompanhar as várias ações do dia nas redes sociais da Forum Estudante! 


 

 

 

Nesse sentido, as mudanças no uso da terra (como o abandono de práticas agrícolas, mudanças de culturas ou de gestão) podem ser uma ameaça à biodiversidade. Por outro lado, muitas plantas e animais, desempenham funções fundamentais para a produtividade agrícola. 

São exemplo os muitos anfíbios (como sapos ou rãs) que se alimentam de insetos, controlando possíveis pragas para terrenos cultivados. Outro exemplo ilustrativo é o facto de 75% das culturas alimentares mundiais dependem da polinização animal realizada abelhas, borboletas, entre outas espécies.  

 

 

Desta forma, existem três formas fundamentais de a agricultura favorecer o incremento da biodiversidade – através da criação de locais de abrigo ou nidificação, da disponibilização de alimento ou água e da manutenção ou melhoria do habitat.  

Estes e outros dados estarão em destaque no dia 10 de dezembro, durante o Dia Nacional da Agricultura na Escola. Um pouco por todo o país, milhares de estudantes vão realizar atividades sobre a importância da atividade agrícola, como quizzes, workshops ou conversas com profissionais. Podes seguir todas os desenvolvimentos nas redes sociais da Forum Estudante!