O Agricool é uma das ações do projeto ReDescobrir a Terra, que visa sensibilizar alunos de todos o País para as atividades relacionadas com a agricultura e mundo rural. Para a ESA (Escola Superior Agrária) esta é também “uma oportunidade única de dar a conhecer as vantagens” de ali se aprender do ofício. A instituição anfitriã do primeiro dos três dias que demora a edição inaugural deste programa residencial já soma 130 anos de história e a sua reputação excede as fronteiras escalabitanas. Foi precisamente esse um dos atrativos que cativou os estudantes vindos de escolas de profissionais de pontos tão dispersos do País como Serpa, Marco de Canaveses ou Alter do Chão.

DSCN7534

 Graças ao acompanhamento constante de alunos da instituição, de diferentes anos, de licenciaturas (das 4 existentes) ou TeSP, os participantes nesta iniciativa da CAP em parceria com a FORUM sentiram-se desde o primeiro momento em casa. Este sentimento é, aliás, apontado como uma das vantagens em estudar nesta escola, a par do teor prático do currículo, da proximidade com o tecido rural/empresarial da região, da disponibilidade dos professores, do contacto, ali à mão de semear, com os animais e a maquinaria de que é feita a paixão pelas áreas da Agronomia, Produção Animal e afins. A ESA conta com 720 alunos - 50% em licenciaturas, 40% em TeSP e 10% em mestrados – pelo que o espírito aqui reinante é de família. A escola abrange três campus, num total de 237 hectares, sendo a Quinta da Galinheira “a casa” desta comitiva de 40 estudantes do Ensino Profissional nos próximos dias.

“Esta é uma altura extraordinária na região para quem gosta da área da pecuária e da agricultura”, comentava na sua missiva de boas-vindas a vice-reitora Margarida Oliveira. E de facto assim é, uma vez que à chegada do grupo se ultimavam os últimos preparativos para a 56ª Feira Nacional de Agricultura / 66ª Feira do Ribatejo (FNA19), certame que se realiza de 8 a 16 de junho de 2019 no Centro Nacional de Exposições, em Santarém. “A Vinha e o Vinho” são os temas deste ano.

.

DSCN7662

 

Ainda assim, neste primeiro dia da Agricool optámos por outras temáticas, nomeadamente conhecendo os cantos à casa da Quinta da Galinheira, das zonas de exploração pecuária a atividades em laboratório, da condução de tratores à visita às estufas, da agricultura de precisão à tecnologia das carnes, uma das três oficinas tecnológicas a par das de laticínios e de horto-fruticultura. Especial atenção ao picadeiro e cavalariças, onde ficámos a conhecer a raça Sorraia. A Escola de Equitação da ESA é a única no mundo só com estes cavalos raros. Aqui eles reproduzem-se, são mostrados em exibições, são agentes fundamentais em aulas e em programas de equoterapia.

O dia, já intenso, terminou com uma sunset party nas instalações “geridas” pela comissão de praxe da ESA, de forma a que estes jovens percebam o espírito de camaradagem que sustenta esta espaço.

DSCN7687