À frente do pavilhão 3 da FIL, as filas iam-se estendendo. São milhares os jovens que esperam passar pelos torniquetes e começar a visitar as várias bancas que os aguardam. Os primeiros dois dias do LGW são maioritariamente dedicados às escolas e visitas de estudo, com estudantes de todo o país a visitar o evento que reúne no mesmo recinto as comunidades de esports, gaming e cultura pop.

Ao longo destes quatro dias, os mais de 46 mil visitantes que passaram pela feira puderam contactar com um programa diverso, com conteúdo para todos os públicos. Com várias talks e sessões a abordarem temas como a gamificação no ensino ou a inteligência artificial, competições de cosplay, demonstrações de equipas de esports e espaços recreativos para experimentar jogos de tabuleiro ou arcade. “O espaço foi feito a pensar em públicos dos 8 aos 80 anos”, conta à FORUM o gestor do LGW, Luís Leal.

Era inevitável cruzar-nos com diversos cosplayers a dar vida às suas personagens favoritas do mundo dos comics, anime, manga ou gaming. Ao andar por entre os stands ou até a jogar casualmente um jogo de tabuleiro, não seria improvável cruzar-nos com uma Caitlin, uma Jinx ou uma Vi (personagens da série Arcane da Netflix, baseada no jogo online League of Legends) e com heróis como Wolverine (Marvel) e Son Goku (Dragon Ball).

 

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Foi neste espaço do recinto, a jogar com colegas, que encontrámos David Ferreira, que se deslocou ao recinto com os colegas da Escola Secundária de Odivelas. O estudante do curso de Mecânica, de 17 anos, estava com os colegas do curso de Programação. “Vimos aqui com a escola todos os anos para que alguns dos nossos colegas possam explorar a sua área de interesse, desde a programação ao design de jogos”, conta David.

No mesmo local encontrámos Ellen, Winny e Beatriz, estudantes da Escola Profissional Gustave Eiffel, de Arruda dos Vinhos, no curso de Multimédia. Deslocaram-se ao recinto em visita de estudo, com muitos dos seus colegas, que “têm interesse na área dos videojogos”.  Os interesses das três alunas divergem, passando pela animação, fotografia e cinema e o que as chamou mais a atenção em toda a feira foi os jogos de tabuleiro. Depois da conversa despedimo-nos, deixando as estudantes voltar ao jogo.  


A 10ª edição do LGW já tem data anunciada 

 É em 2025 que se celebra a 10ª edição do Lisboa Games Week. A feira promete que entre os dias 21 e 24 de novembro de 2025, quem os visitar poderá entrar em contacto com “videojogos, esports, apresentações, lançamentos, formação, visitas de estudo, conferências, concursos, eliminatórias, cosplay, artists alley, jogos nacionais, retrogames, board games, wrestling, séries nacionais, realidade virtual, influencers, música e muito, muito mais”.


  

Formação, educação e diversão no mesmo espaço 

Trazer escolas de todo o país e “entregar-lhes conteúdos que tenham valor” é um dos objetivos do LGW, partilha Luís Leal, afirmando: “O valor para os alunos e professores passa pelas ações de formação que temos”. “Um aluno que vem cá pode desfrutar de uma formação em programação, em código ou até em outras áreas que podem não ser diretamente relacionadas com videojogos”, acrescenta.

Nesta edição do LGW, também marcaram presença algumas instituições de ensino como a Universidade da Beira Interior (UBI), Instituto Politécnico de Setúbal, o Instituto Politécnico de Portalegre, a Escola de Tecnologias, Inovação e Criação (ETIC), entre outras. A sua presença na feira, segundo Luís Leal, passou por “mostrar a sua oferta de educação para estas áreas”. “Estamos à espera de um aumento do número de expositores da vertente do ensino no que são os temas do evento”, partilha connosco o gestor. 

 

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Por entre simuladores, jogos de matraquilhos, consolas e streamers encontramos os participantes da feira muito envolvidos com as dinâmicas apresentadas pelas equipas de Esports que marcaram presença no evento. Falando no caso da sua equipa, o CEO da Team 7 Esports, Diogo Silva, partilha que “os seus streamers são muito requisitados”. O jovem de 22 anos garante: “A receção tem sido incrível, durante o dia tem sido uma loucura com pessoas a participar nas atividades do stand”.

Além de querer dar a conhecer a equipa, Diogo Silva diz que, com a presença da equipa na feira, o objetivo era, sobretudo “divertir quem passa pelo stand”. O futuro de três anos passa pela criação de mais conteúdo e pela presença em eventos. Quanto a dicas para quem se quer juntar à Team 7 Esports Diogo responde: “Olhamos para a qualidade e para o empenho e não para os números”.