Que funções? 

Os e as economistas têm como principais tarefas delinear previsões, desenvolver projetos e dar pareceres (a partir da análise dos dados económicos de que dispõe), estudando os fenómenos relacionados com a produção, distribuição e consumo de bens.

Estas tarefas têm como objetivo resolver problemas financeiros, económicos e administrativos em qualquer ramo da atividade humana, seja na agricultura, na indústria, no comércio ou no sector dos serviços. Alguns exemplos de tarefas realizadas podem ser análises de mercado e auditorias a empresas ou instituições, bem como o estudo de questões económicas em grande escala, por exemplo.

 

 


Alguns exemplos de tarefas realizadas [por economistas] podem ser análises de mercado e auditorias a empresas ou instituições, bem como o estudo de questões económicas em grande escala.


 

 

Nesse sentido, os economistas podem trabalhar na área de Finanças Públicas, estudando a definição da política económica de um país ou município, elaborando de estudos, pesquisas e trabalhos sobre a entrada e saída de recursos e analisando as consequências económicas e sociais das medidas a serem tomadas. 

Já na área de Tecnologia e Desenvolvimento, estes profissionais estudam a avaliação dos impactos económicos e sociais do desenvolvimento tecnológico e da introdução de novos produtos no mercado. Podem ainda fazer a análise de diversos aspetos do mercado de trabalho, como por exemplo as consequências da introdução das novas tecnologias na produção e no nível de desemprego. 

 
Que requisitos? 

Um ou uma economista deve possuir uma grande capacidade de organização, observação e análise, bem como conhecimentos de História, Matemática e escrita. A facilidade em interpretar documentos financeiros será também relevante, bem como boa capacidade de comunicação, de forma a partilhar os resultados das suas investigações de forma simples, clara e concisa. 

 
Onde exercer?

Os sectores financeiro e bancário são dos dos principais empregadores destes profissionais. Há ainda lugar nos ministérios, nos organismos comunitários, na indústria, em empresas de consultadoria e auditoria, em gabinetes de estudos económicos; no planeamento e direcção (serviços públicos) e na carreira universitária. 

alcool,teste