Um total de 360 concorrentes de todo o país encontraram-se em Portimão, para colocar as suas competências à prova. No total, foram realizadas provas em 55 profissões, em que participaram jovens vindos de diferentes instituições de educação e formação. As centenas de concorrentes que obtiveram as melhores classificações em fases regionais ou de pré-seleção – encheram o espaço da Portimão Arena, num evento que contou ainda com a participação de 100 empresas e organizações patrocinadoras.  

 


Números

360 concorrentes 

290 jurados, formadores e outros técnicos 

100 empresas e entidades patrocinadoras 

55 profissões em prova 

59 medalhas de ouro

 

A cerimónia de abertura teve lugar no Parque de Feiras de Exposições de Lagoa. No dia 7, ao final da tarde, as várias delegações de jovens vindos de todo o país desfilaram, antecipando a sua participação. “São os nossos campeões, são os nossos heróis”, afirma a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, referindo-se aos participantes, que destaca a competição com uma “organização de primordial importância na leitura dos desafios que enfrentamos enquanto comunidade e na preparação para o futuro do trabalho”.

 

 

Também o secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, considera que o Campeonato Nacional das Profissões “o maior evento nacional de educação e formação”. No Ano Europeu das Competências, acrescenta o membro do Governo, esta competição “ganha ainda mais relevância”, não só na “valorização do trabalho desenvolvido pelas equipas de formação profissional do IEFP, mas também para dar um novo impulso à aprendizagem ao longo da vida”. 

 


Celebrar as conquistas das mulheres, de olhos no futuro

Durante um dos seminários paralelos, a vogal do conselho diretivo do IEFP, Ana Elisa Santos, salientou a importância de lembrar a luta das mulheres pela igualdade de direitos e oportunidades ao longo da história. “É um dia para celebrar as conquistas das mulheres, mas também para reconhecer que ainda há muito a ser feito”, sublinhou, destacando as desigualdades em muitas áreas da vida, incluindo o trabalho, na política e na vida doméstica. “Vamos continuar a trabalhar juntos para construir um mundo mais justo e igualitário”, reforçou. 

 

Durante a sessão de abertura, a vogal do conselho diretivo do IEFP, Ana Elisa Santos, destacou esta competição como um momento de estímulo e inspiração para todas as instituições de formação, bem como para todos profissionais envolvidos no Skills Portugal 2023. “Para além de ser um momento de competição que permite demonstrar a qualidade da formação ministrada e recebida, é também o momento de premiar publicamente todo o seu esforço, rigor e competência”, acrescentou a também delegada oficial do SkillsPortugal 2023. 

 
A voz de quem participa 

“Estou ansiosa porque a exigência é elevada”, explicou, no início da competição Carolina, participante no SkillsPortugal 2023 e formanda IEFP na área Animação/Vídeo. “Somos muitos a competir, mas este ambiente é muito positivo e entusiasmante”, afirmou Carolina, que vê nesta competição um espaço para que jovens possam “mostrar que são capazes”. 

 

 

Para um dos campeões nacionais das profissões, João Teixeira, participar nesta competição foi “uma experiência muito boa”. João participou nas provas de CAD do Skills Portugal 2023 enquanto formando do CENFIM de Ermesinde, tendo conquistado, depois do título de campeão nacional, as medalhas de ouro no Europeu e Mundial. “Quero incentivar outros jovens a virem para esta área de formação. Com trabalho tudo se consegue, é preciso ser resiliente, ter foco e aproveitar esta oportunidade de aprendizagem constante”, salientou. 

 

Conhece a lista completa de medalhados aqui

 

Vários jovens que, tal como João Teixeira, são campeões de anteriores edições do Skills Portugal estiveram em Portimão, a apoiar os participantes desta 45.ª edição. Alguns deles integraram mesmo os júris que avaliaram as provas práticas de desempenho, que são compostos também por peritos nas áreas das respetivas profissões. Os vencedores podem agora candidatar-se a uma participação nos Campeonatos Europeu e Mundial das Profissões.