O terceiro dia da Semana Tanto Mar começou na praia da Gamboa Foi lá que os cinquenta participantes começaram por realizar uma aula de surf, experimentando algumas das famosas ondas de Peniche. Depois de um aquecimento conjunto e uma explicação técnica sobre os gestos técnicos a adoptar dentro de água, chegou a altura de colocar o talento em prática. 

Peniche assume-se como "A Capital da Onda". "O potencial da costa de Peniche é único", destaca a autarquia, no seu site, destacando as "condições naturais, clima e proximidade geográfica" das ondas. A Praia de Supertubos, por exemplo, acolhe uma etapa do campeonato mundial de surf, que se realizou, em 2023, durante o mês de março. 

 

WhatsApp Image 2023 09 06 at 21.30.29 1

 

A aula de surf foi realizada em parceria com o Peniche Surfing Club, tendo o presidente desta instituição, Paulo Ferreira, acolhido os participantes da Semana Tanto Mar. Mais tarde, ao final do dia, Paulo Ferreira guiou uma visita ao Centro de Alto Rendimento de Surf de Peniche, detalhando o trabalho que ali é realizado. O CAR Surf de Peniche é um de 14 centros deste tipo espalhados pelo país, acolhendo atletas de alto rendimento de modalidades como surf, canoagem, natação, remo ou stand up paddle. 

 

Como prestar socorro?

Para além da vertente desportiva, o terceiro dia da Semana Tanto Mar guardou ainda tempo para o Instituto de Socorros a Náufragos. Fundado em 1892 pela Rainha Dona Amélia, o ISN tem como atribuições principais o serviço de salvamento marítimo e a assistência aos banhistas. Francisco Alves explicou aos estudantes que foi uma grande tempestade que ocorreu no final do século XIX e que causou mais de 100 vítimas mortais que levou à criação deste instituto. 

 

WhatsApp Image 2023 09 06 at 21.30.29 3

 

Seguiu-se um workshop sobre Suporte Básico de Vida. "As praias não vigiadas dão-nos uma falsa sensação de liberdade", explicou um dos nadadores salvadores que ministrou a formação, antes de acrescentar: "Façam chegar esta mensagem aos vossos familiares e amigos". No final, houve ainda tempo para conhecer alguns dos meios que o ISN tem ao seu dispôr para efetuar operações de socorro. 

O dia terminou no auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), com uma palestra do biólogo marinho Nuno Vasco Rodrigues. O docente e investigador da ESTM deu a conhecer a biodiversidade e sistema geológico do Arquipélago das Berlengas. "É um dos meus sítios favoritos para visitar e trabalhar", contou.

 

WhatsApp Image 2023 09 06 at 21.32.54

 

Todos os anos, cerca de 65 mil pessoas visitam o arquipélago das Berlengas, sendo que dois terços o fazem no verão. Desde 2021, há um limite de 550 visitantes em simultâneo, de forma a, explicou Nuno Vasco Rodrigues, "proteger as espécies e os habitats naturais do arquipélago": "Espero deixar-vos o bichinho para amanhã".

A Semana Tanto Mar continua amanhã. O dia será passado no Arquipélago das Berlengas.