O dia amanheceu com sol e o habitual vento do oeste de Portugal, com o dia a ser prometedor para os 50 participantes da Semana Tanto Mar. Durante o dia, iam ter a oportunidade de praticar surf, fazer limpeza do areal na praia da Gambôa, realizar um workshop com o Instituto de Socorro a Náufragos (ISN) e visitar o Centro de Alto Rendimento de Peniche.

Já na praia da Gambôa, pousaram-se as malas nas dunas e preparou-se o aquecimento para a aula de surf que aí vinha. Peniche é uma cidade com íntima ligação a esta modalidade desportiva, como se pode perceber não só pela existência do Centro de Alto Rendimento como também pela realização do MEO Rip Curl Pro Portugal, que faz parte da Liga Mundial de Surf, desde o ano de 2009, na praia dos Supertubos.

A aula de hoje esteve a cargo do Peniche Surfing Clube. No areal, os participantes realizaram o aquecimento e receberam algumas noções básicas dos gestos técnicos a adotar dentro de água, incluindo técnicas de proteção.

 

WhatsApp Image 2024 09 04 at 23.05.11

 

Enquanto parte do grupo dedicava o seu talento às ondas, os restantes participantes agarraram nas luvas e sacos do lixo para deixar a praia da Gambôa mais limpa. Desde o habituais sacos de plástico, a embalagens de comida e até sapatos, os 50 jovens reviraram algas e inclusive espreitaram atrás da vegetação das dunas, para encontrar todos os desperdícios e deixar o areal da praia um local mais agradável para todos.

No mar, priveligiar a segurança

Depois de uma pausa entre atividades para almoço e dos nossos participantes se entreterem com músicas, danças, jogos e banhos era altura do workshop com o ISN. A apresentação deste workshop ficou a cargo do sargento Daniel Sousa. Daniel, nascido e criado em Peniche, explicou à FORUM o contexto da atividade realizada com os nossos participantes. 

“Este workshop pretende dar a conhecer o projeto Sea Watch, uma parceria entre a Autoridade Marítima e a SIVA”, começa por explicar o sargento. O Sea Watch é um projeto que se iniciou no verão de 2017 e tem como objetivo “vigiar e garantir a segurança dos banhistas ao longo das praias sem vigilância de nadadores-salvadores, prevenindo a ocorrência de acidentes por afogamento”. 

Além de querer alertar e cativar os jovens para a importância da missão dos nadadores-salvadores, Daniel e os seus colegas mostraram aos participantes da Semana Tanto Mar alguns dos materiais ao seu dispôr, entre eles jipe, mota de água, pranchas e cintos para socorro, macas, um desfibrilhador automático externo (DAE), entre outros.

 

WhatsApp Image 2024 09 04 at 23.05.09

 

Ao explicar a importância do DAE, Daniel deixou um alerta aos jovens: a importância do silêncio quando virem este aparelho a ser usado na praia. “Mantenham o silêncio ao verem um DAE a ser utilizado em alguém no areal, pois ao ser utilizado todas as conversas e passos são gravados pelo mesmo”, explicou. 

Durante este workshop os participantes também ficaram com uma noção sobre as diferentes maneiras de salvar uma pessoa quando esta está em dificuldade no mar.

Terminado o workshop, houve tempo para uma sessão de perguntas e respostas, com algumas das questões a centrarem-se no salário da profissão, nos horários e outras temáticas mais técnicas.

 

WhatsApp Image 2024 09 04 at 23.05.10 1

 

Visita ao Centro de Alto Rendimento

O dia terminou com a visita ao Centro de Alto Rendimento de Peniche. Aqui neste centro, com capacidade de albergar atletas e treinadores de diversas modalidades, do surf ao triatlo, aproveitam-se as “condições naturais ímpares que o concelho oferece para a prática de desportos”. 

Para amanhã, o destino são as ilhas Berlengas onde podemos contar com uma visita ao Farol, mergulho, entre outras atividades.

Continua a acompanhar a Semana Tanto Mar nas nossas redes sociais ou clicando aqui.