A bordo do Cabo Avelar Pessoa – uma das embarcações que faz o transporte de passageiros entre Peniche e a Berlenga Grande –, o participante da Semana Tanto Mar, Simão Santos, partilha as suas expectativas para o dia que agora começa. “Já fui às Berlengas, mas nunca fiz mergulho”, conta, revelando estar “ansioso por poder observar de perto os animais que vivem no fundo do mar”.
De resto, para o estudante de 15 anos, natural da Batalha, a Semana Tanto Mar tem sido uma oportunidade para saber mais sobre “a biodiversidade dos oceanos”, entre outros temas. “Esta semana tem-me mostrado outros pontos de vista sobre o mar que, até agora, associava sobretudo à praia e ao desporto. Fiquei a conhecer os seus recursos naturais e a importância que tem para as pessoas de localidades como Peniche”, explica.
Simão Santos veio da Batalha até Peniche, para participar na Semana Tanto Mar
Tal como Simão, os restantes 49 estudantes do ensino secundário que participam na Semana Tanto Mar tiveram hoje oportunidade de realizar o seu baptismo de mergulho, junto à costa da Berlenga Grande. Logo após a chegada à ilha, uma instrutora da equipa que dinamizou a atividade detalhou os passos mais importantes a cumprir, ensinando a manobrar equipamento como máscara, garrafa, colete, manómetro ou barbatanas. “Não se esqueçam de respirar de forma calma e regular”, realçou, a certa altura, deixando o conselho: “Inspirem como quem bebe sumo por uma palhinha”.
Respeitar a Natureza
O tempo na Berlenga Grande não foi passado apenas debaixo de água. Ao longo do dia, os estudantes puderam explorar parte da ilha, conhecendo alguns dos seus trilhos e visitando o Farol da Berlenga.
O vigilante da natureza do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (INCF), Alexandre Bouça, explicou à FORUM a principal mensagem que tentou passar aos estudantes durante esta atividade: “A ideia chave é preservação, no sentido de respeitarem a Natureza”. Não sair dos trilhos delimitados, não recolher plantas e não fazer lixo ou deitar beatas para o chão são alguns dos exemplos mais relevantes de comportamentos a adotar na Berlenga Maior.
Ao longo dos últimos anos, realça Alexandre Bouça, as práticas de conservação da Natureza têm “evoluído de forma positiva em todo o país e também nas Berlengas”. No cumprimento da missão do ICNF de preservar todo o ecossistema presente no arquipélago, o vigilante da natureza destaca algumas conquistas recentes – a remoção total de ratos e coelhos da ilha, bem como da grande maioria dos chorões são algumas das que elenca como tendo maior impacto.
O trabalho realizado tem dado os seus frutos, sublinha. Há cerca de três anos, roque-de-castro voltou a nidificar no arquipélago, por exemplo. Um impacto positivo que, garante Alexandre Bouça, está à vista de todos os que visitam a ilha com frequência. “Os turistas dizem-nos que têm visto um maior número de animais na ilha”, conclui.
De regresso a Peniche, o Cabo Avelar Pessoa cruza as ondas suavemente, deixando no horizonte uma Berlenga Grande cada vez mais pequena. Momentos antes de embarcar, Simão Santos descreveu à FORUM a sua experiência subaquática: “Foi incrível sentir os peixes tão perto de mim”. “São imagens que só conhecia dos vídeos ou da televisão. Mas quando vemos várias espécies tão perto de nós, quando observamos a formo como interagem, sentimos algo diferente, sentimos que é real”, contou, antes de concluir: “Foi uma experiência que me marcou e que espero um dia repetir”.
A gala Tanto Mar
Depois de jantar, as quatro equipas que participam na Semana Tanto Mar deslocaram-se até ao auditório da ESTM, para a realização da Gala de Encerramento desta Academia Forum. "Comecei a semana dizendo que esperava ser a semana da vossa vida", recordou o diretor da ESTM, Sérgio Leandro, dirigindo-se aos participantes, sublinhando acreditar que, tendo em conta as experiências partilhadas, "esta foi uma semana muito importante para o vosso futuro". "Obrigado por terem participado e espero que sejam para sempre embaixadores do Mar", acrescentou.
"Chegamos a esta gala com um sentimento muito especial", começou por afirmar o CEO e fundador da FORUM ESTUDANTE, Rui Marques, recordando o momento da criação da Semana Tanto Mar, em 2010. Destacando alguns dos nomes que, ao longo dos últimos 12 anos, apoiaram a realização deste projeto, Rui Marques juntou-se depois a Sérgio Leandro e ao ex-presidente da Câmara Municipal de Peniche, António José Correia, para oferecer um galardão de reconhecimento ao presidente do Instituto Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa.
"Portugal precisa de vós, o Ensino Superior precisa de vós", destacou Rui Pedrosa, depois de subir a palco, sublinhando a disponibilidade destes 50 estudantes para "participar numa semana que promove o conhecimento e a paixão por áreas tão importantes". "É um privilégio para o Politécnico de Leiria receber-vos, vindos de norte a sul do país", salientou, antes de concluir: "Acredito que semanas como esta vos coloquem mais próximos dos [vossos] sonhos".
Amanhã realizam-se as últimas atividades da Semana Tanto Mar, com visita marcada ao Porto de Peniche para conhecer várias empresas que trabalham em ligação aos oceanos.