#1 Oportunidades de carreira


Os estudantes que optam por estudar fora do seu país de origem reduzem para metade a probabilidade de se tornarem desempregados de longa duração. Isto porque, entretanto, adquiriram capacidade de adaptação e de decisão, tolerância e competências interculturais que, no mercado de trabalho a uma escala global, são altamente valorizadas. O teu currículo torna-se competitivo cá dentro e lá fora.

 

#2 Experiências académicas


Eis uma oportunidade única para aprofundares conhecimentos em países relevantes na tua área de estudo. Terás ainda a vantagem de conhecer um sistema educativo diferente do português. Diferentes técnicas e metodologias irão expandir a tua mente e torná-la mais sensível a novos estímulos.

 

#3 Domínio linguístico


Vivendo entre os falantes nativos, terás a oportunidade de aprender expressões coloquiais e de associar a língua à cultura local, uma vez que serás forçado a aprender a usá-la no contexto do dia a dia. Vale mais do que anos e anos de estudo da língua em contexto puramente académico.

 

#4 Visão do Mundo


Conhecer um novo país vai definitivamente abrir os teus horizontes, fazer-te repensar as tuas ideias sobre o mundo, sobre o teu país-destino mas também sobre o teu país de origem. Conhecerás pessoas de vários recantos e ganharás consciência da diversidade cultural que existe.

 

#5 Gosto pelas viagens

 

Estudar no estrangeiro proporciona-te uma forma única de viajar. Estás de passagem mas não és um exatamente um turista. Eis uma oportunidade para visitar com um orçamento mais low cost as principais atrações da cidade, ou do país, ou até dos países vizinhos, mas também de frequentar os locais dos locais.

 

#6 Desenvolvimento Pessoal

 

Viver sozinho num país estrangeiro vai obrigar-te a crescer. Serás mais autónomo para tomar pequenas e grandes decisões, é certo, mas com a independência vem também a necessidade de enfrentar situações que irão testar os teus limites. Terás de ser tu a resolver os dilemas do dia a dia. Ultrapassados tais desafios verás que te tornarás uma pessoa muito mais confiante.

 

#7 Laços de amizade

 

Afastado do “lar doce lar”, terás mais disponibilidade para te dedicares a novas amizades. Algumas, vais ver, ficarão para toda a vida, tais são os laços de solidariedade que se criam entre quem está “sozinho no estrangeiro”. É bem provável que os teus novos colegas também sejam estudantes deslocados, pelo que as diferenças culturais serão o sal e a pimenta da vossa relação.