O Município de Valongo e o CDI Portugal, entidade responsável pelo Apps for Good – programa educativo tecnológico em que jovens criam aplicações para resolver problemas – acabam de anunciar o lançamento da 2ª edição do prémio ‘Transforma TI’ que irá distinguir as melhores aplicações tecnológicas que resolvam problemas sociais. Com 21 inscritos, a 2ª edição arranca a 6 de janeiro, no Centro de Cidadania Digital de Valongo e contará com as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, e do diretor executivo do CDI Portugal, João Baracho.

O Centro de Cidadania Digital de Valongo será o espaço da aceleradora que vai ajudar a desenvolver ideias ou soluções tecnológicas nas melhores apps para que estejam prontas a serem usadas e comercializadas em Android ou IOS. O produto tecnológico terá obrigatoriamente um fim social que ajude a resolver questões do dia a dia e que promovam a melhoria da qualidade de vida dos utilizadores ou a resolução de um problema da comunidade e em especial do concelho de Valongo.

Os participantes têm entre 12 e 35 anos, são residentes ou estudantes no Concelho de Valongo e têm uma ideia ou app em desenvolvimento, mas não comercializada ou disponível no mercado. Durante três meses, os participantes terão a ajuda de professores de programação para o desenvolvimento técnico da solução, e ainda de colaboradores da IBM e da SONAE nas vertentes de modelo de negócio e seleção de ideias, entre outros. Os vencedores do Prémio Transforma TI serão conhecidos em maio. A ideia, o produto e a comunicação da ideia serão os três critérios que o júri irá avaliar para determinar as seis melhores aplicações, seja a nível individual ou em equipa, que serão galardoadas com um prémio monetário. Valongo