#1 Para ir à praia
É um clássico. Não há viajante que se desloque até à praia que não faça internamente algumas simples questões. Será que está muita gente? Estará nevoeiro? E de que cor será a bandeira? Há várias aplicações que te podem ajudar, neste particular, tal como a Info Praia, desenvolvida pela Agência Portuguesa do Ambiente, que te traz informação atualizada sobre as praias (ocupação, equipamentos e serviços, galardões atribuídos e a qualidade das águas balneares, por exemplo). Esta informação pode ser complementada com aplicações como Praia em Direto ou Beachcam, que te permitem ver em tempo real as condições vividas em determinada praia.
#2 Para dividir despesas
Diz-se que não há jantar de grupo que não termine com contas de cabeça e trocos por fazer, bem como, pelo menos, três calculadoras abertas. A aplicação Splitwise pode facilitar esta tarefa, permitindo organizar as despesas e fazendo os cálculos para dividir as contas entre um grupo de pessoas. Desta forma, bastará que quem fez o pagamento insira o valor e, automaticamente, esse novo dado será levado em conta no total das despesas. A app permite-te ainda criar grupos relativos a várias viagens, mas também para outros tipos de compras, sendo até utilizada por casais, por exemplo.
#3 Para fazer a mala
Pode uma aplicação ajudar-me a fazer a mala? A resposta, por incrível que possa parecer, é “sim”. Com a app Packpoint, podes criar uma lista customizada dos objetos mais importantes a levar na tua bagagem. A aplicação ajuda-te ainda a fazer as contas em função do tipo de viagem, duração, clima, destino e atividades planeadas, sendo uma importante ajuda para que sejas eficiente nesta tarefa, levando o estritamente necessário. Por outro lado, a existência de uma lista vai ajudar a que evites aqueles esquecimentos que podem muito bem estragar umas férias.
#4 Para encontrar net
Todos sabemos que as férias são uma altura especialmente difícil para os nossos dados móveis, que parecem evaporar-se como por magia. Tendo em conta esta limitação, pode ser relevante utilizar aplicações que te ajudem a encontrar redes de Wi-Fi públicas na cidade ou região em que te encontras. Para tal, podes contar com apps como a Wi-Fi Map, que utiliza informação partilhada pela comunidade para criar um mapa interativo com as tuas opções de ligação gratuitas. De momento, a aplicação conta com uma lista de mais de 150 milhões de hotspots em todo o mundo. Neste particular, destacam-se ainda outras opções como a Instabridge ou a SpeedSpot Wi-Fi Finder.
#5 Para te adaptares ao estrangeiro
As férias são uma altura em que é mais provável que acabemos a aplicar os nossos conhecimentos em línguas estrangeiras, seja em viagens que fazemos ou em conversas com turistas que visitam o nosso país. Neste ponto, o teu maior aliado pode ser, naturalmente, o Google Translate, que te permite inclusivamente fazer traduções de áudio para texto e vice-versa. Ainda sobre as especificidades de viajar por outro país, pode ser relevante contar com a app XE Currency Converter, caso viajes para fora da zona Euro, de forma a que possas ter uma noção realista das despesas que são efetuadas numa outra moeda.
#6 Para organizares um roteiro
Há ainda aplicações que se assumem como soluções integradas para as tuas férias, ou seja, que reúnem um conjunto de ferramentas que te podem ajudar no planeamento e execução de uma viagem. A TripIt é um destes exemplos, oferecendo-te a possibilidade de criar planos de viagem que podes partilhar com amigos. Com esta app, é possível assinalar reservas de hóteis e restaurantes, bilhetes de avião, reservas de alugueres de carros, bilhetes para atividades, entre outras informações. As aplicações Navan, TravelPerk ou Egencia são outros exemplos de soluções que se inserem neste grupo de ferramentas.