Abriram hoje as inscrições para a competição Astronauta por um Dia. Aberta a todos os alunos do ensino básico e secundário, com idades entre os 14 e os 18 anos, e que frequentem no máximo o 11º ano de escolaridade, a competição promovida pela Agência Espacial Portuguesa tem as inscrições para a primeira fase abertas até dia 19 de fevereiro.

A competição vai para a terceira edição e mantém o processo de avaliação de edições anteriores, simulando os verdadeiros processos de seleção de astronautas.

O processo de seleção dos “cosmonautas” tem quatro fases. Na primeira fase, deverá ser submetido um vídeo de motivação com a duração máxima de 45 segundos, em conjunto com informações gerais e de contacto. Para a segunda fase serão selecionados 250 candidatos, que terão de fazer uma prova de Memória, Velocidade e Raciocínio Espacial. Na terceira fase, os 100 candidatos vão ser submetidos a uma prova de Aptidão Física.

 

 

 Na última fase, 50 candidatos vão ser convocados para uma Entrevista e daí vão ser conhecidos os 30 finalistas na competição. A participação no voo só é garantida se o candidato for considerado clinicamente apto para voar, salienta a Agência Espacial Portuguesa.

Em 2023 a iniciativa recebeu 552 inscrições, um aumento de 20% quando comparado com o ano anterior. Para o diretor da Agência Espacial Portuguesa, Hugo Costa, esta iniciativa “tenta contornar a ideia de que o Espaço é algo longínquo, a que poucos podem aceder".

O voo de gravidade zero terá lugar em Beja, na Base Aérea nº11 da Força Aérea Portuguesa, no dia 29 de setembro. Esta edição conta com a colaboração da Câmara Municipal de Beja, da Ciência Viva, da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e da Força Aérea Portuguesa.

Podes saber mais sobre o Astronauta por um Dia aqui