Este projeto é dinamizado pelo CDI Portugal, entidade responsável pelo Apps for Good – em parceria com a Câmara Municipal de Valongo e o Centro de Cidadania Digital. Pela segunda vez em Valongo, esta iniciativa tem como objetivo, “ajudar a transformar ideias inovadoras em projetos de empreendedorismo social”, a fim de “promover o talento tecnológico e desenvolver as competências sociais de todos os jovens de Valongo”, afirma João Baracho, diretor executivo do CDI Portugal.

Os participantes têm entre 12 e 35 anos, são residentes ou estudantes no concelho de Valongo e têm uma ideia ou uma app já desenvolvida para Android ou iOS, mas não comercializada ou disponível no mercado. O produto tecnológico deverá ter obrigatoriamente ter um fim social que ajude a resolver questões do dia a dia e que promova a melhoria da qualidade de vida dos utilizadores.

A competição esta dividida entre duas modalidades: Full Stack, em que integram 13 sessões de 2 horas semanais para desenvolver o produto tecnológico com acompanhamento especializado e mentoria; e Flex Path, na qual não têm de participar nas sessões previstas na modalidade anterior à exceção de 3 sessões de acompanhamento. As seis melhores soluções tecnológicas sociais recebem um prémio monetário e serão anunciados a 17 de julho. Os critérios de avaliação do júri estão baseados em três conceitos: A ideia, o produto e a comunicação da ideia, seja a nível individual ou em equipa. O prémio monetário é no valor de 1.500€.

Para mais informações, acede AQUI