As orientações divulgadas hoje pela CE focam-se em três domínios: a produção de máscaras e de outro equipamento de proteção individual (EPI), produtos não enxaguáveis de limpeza e desinfeção das mãos e impressão 3D no contexto do surto de coronavírus.

Nos próximos dias, avança a Comissão Europeia, em comunicado, serão igualmente disponibilizadas orientações sobre dispositivos médicos. Estes documentos têm por objetivo, acrescenta a mesma fonte, "auxiliar os fabricantes e as autoridades de fiscalização do mercado a garantir que estes produtos cumprem as normas de segurança necessárias e são eficazes".

"O apoio e a colaboração dos fabricantes são imprescindíveis para combater o surto de coronavírus", recorda a Comissão Europeia. Por toda a Europa, muitas empresas e instituições de ensino superior já se encontram a produzir material médico de proteção individual, por exemplo.

 

IADE desenvolve equipamento de proteção individual para a COVID-19

Iniciativa procura unir "o design e a tecnologia em prol da saúde". O projeto está atualmente em fase de protótipo e, em dois dias, foram desenvolvidas 360 viseiras. O IADE - Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia anunciou hoje o projeto de proteção individual para os profissionais de saúde e para os profissionais que têm de garantir serviços indispensáveis e de atendimento ao público.


A comissária responsável pela Saúde e Segurança dos Alimentos, Stella Kyriakides, destac omo fundamental "reforçar o fornecimento de equipamento médico e de equipamento de proteção individual para responder aos problemas de escassez e para que os nossos profissionais do setor da saúde possam continuar a salvar vidas". Nesse sentido, garante, "as orientações que hoje publicamos contribuirão para apoiar os esforços da indústria. A luta contra o coronavírus exige a participação de todos e o contributo da nossa indústria é fundamental para a podermos vencer"

Os documentos podem ser encontrados nos seguintes links:

- Link #1 Legislação aplicável
- Link #2 Recomendações para o aumento de produção
- Link #3 Procedimentos para material de proteção.
- Link #4 Guia para a produção de desinfetantes