O que pode ser feito para garantir que o mundo digital é adequado aos desafios do futuro? E como podemos promover, proteger e respeitar os direitos de todas as crianças e jovens quando estão online? Estas são algumas das perguntas de partida da campanha #DigitalDecade4YOUth, que está a recolher contribuições até dia 11 de outubro, através de um inquérito online.  


Pais e educadores convidados a participar 

 

A campanha #DigitalDecade4YOUth convida todos os interessados, nomeadamente pais, professores e educadores, a participar num inquérito online sobre as prioridades na defesa dos direitos digitais dos mais jovens. As questões colocadas focam temas como as oportunidades e benefícios apresentados a crianças e jovens online, os desafios e riscos que podem enfrentar ou as políticas necessárias para se alcançar mudança efetiva. “As suas visões são essenciais, em conjunto com as de jovens e crianças, para moldar o trabalho sobre princípios digitais que se encontra a decorrer”, destaca a rede Insafe. Para participar, visite: www.betterinternetforkids.eu/digitaldecade.


O processo de auscultação envolve várias fases e a participação do Centro Internet Segura (CIS). Até ao momento, já foram ouvidas cerca de 750 crianças de toda a Europa, através da criação de 70 grupos de foco. Estas contribuições, juntamente com as respostas ao inquérito online, serão utilizadas para construir a nova Estratégia BIK (Better Internet for Kids), que será adotada em 2022. 

 

 

Na base deste trabalho, destaca a rede Insafe, está o desejo de garantir que “o mundo digital é adequado ao futuro e permite a todos beneficiar das oportunidades que oferece”. A iniciativa enquadra-se na Década Digital da Europa, que traça algumas metas até 2030. No caso dos direitos digitais, estes objetivos focam temas como a liberdade de expressão, a proteção dos dados pessoais e da vida privada, bem como a proteção da propriedade intelectual.  

alcool,teste

 alcool,teste

 

alcool,teste