A Linha Internet Segura é um serviço gratuito do Centro Internet Segura que tem como missão prestar atendimento telefónico a todos os que tenham questões sobre o uso de plataformas e tecnologias online.

Alguns exemplos de casos recebidos por esta linha dinamizada pela APAV, dizem respeito a casos de cyberbullying, burlas (comerciais ou pessoais), divulgação não consensual de imagens e difamações ou injúrias online. Outros casos cuja incidência tem vindo a aumentar dizem respeito a sextortion ou revenge porn.



Linha Internet Segura. Quais as denúncias feitas pelos jovens?

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) lançou esta semana uma campanha de divulgação da Linha Internet Segura (LIS). O gestor operacional da LIS, Ricardo Estrela, explica em que situações este serviço pode ser útil e revela quais os fenómenos que se registam com maior frequência, no caso dos jovens.




A Linha Internet Segura está disponível das 9h00 às 21h00, de forma gratuita, através do número 800 21 90 90 ou do Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Para além do atendimento confidencial e anónimo prestado através deste canal, o site do Centro Internet Segura disponibiliza um formulário de denúncia anónima de material de abuso sexual de menores, discurso de ódio ou incitamento à violência, racismo e/ou xenofobia.




A Linha Internet Segura está disponível das 9h00 às 21h00, de forma gratuita, através do número 800 21 90 90 ou do Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.


 



A Linha Internet Segura envolve serviços de esclarecimento e apoio a qualquer cidadão e envolve uma abordagem integrada. As pessoas que ligam para a Linha podem obter apoio específico para a resolução das situações em que estão envolvidas.

Para mais informações, clica aqui.