O encontro tem como objetivo promover a Ciência e Tecnologia junto dos jovens, professores, investigadores e do público em geral, através de competições de robôs autónomos. Com edições anuais, em diferentes cidades do país, e sempre com a entrada gratuita este ano o local escolhido para a edição foi Gondomar. As instituições eleitas, como organizadores oficiais do festival em 2019, pela Sociedade de Robótica foram o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

É no Festival Nacional de Robótica que se apuram as equipas portuguesas, para o Rbocup competição de robótica de âmbito mundial, que reúne as melhores equipas de cada País, e na qual Portugal conta já com um historial de bons resultados. As competições inseridas no evento estão organizadas em dois escalões: Júnior e Sénior. 

A competição Júnior destina-se a alunos das escolas portuguesas, cuja idade não ultrapasse aos 19 anos. Na formação das equipas é obrigatório a presença de um mentor, que pode ser um professor, mas que no dia das competições não pode estar junto da equipa. As competições Júnior integram sete modalidades entre elas está: Busca e Salvamento Júnior, Futebol Robótico Júnior, Onstage e FreebotsJunior. A competição Sénior é destinada, sobretudo, a equipas que pertencem a universidades, politécnicos e institutos de investigação nacionais e internacionais. Na Liga Sénior as equipas podem ter mais do que cinco membros. As competições Sénior integram as seguintes modalidades: Futebol Robótico Médio (MSL - MiddleSize League), Simulação 2D, Simulação 3D, Liga de Plataforma Standard, Condução Autónoma, Robot Factory e Freebots.

robotica

“Ao mesmo tempo que decorrem as competições, o Festival Nacional de Robótica 2019 contará ainda com uma mostra de projetos desenvolvidos nos vários clubes de robótica das escolas do 1º ciclo até ao ensino secundário. Serão também dinamizadas oficinas de formação na área da robótica e programação para alunos e professores do ensino básico e secundário, sendo também possível para as escolas organizarem visitas de estudo”, explica António Paulo Moreira, coordenador do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes do INESC TEC e docente da FEUP.

Nos dois dias anteriores do festival, ou seja, de 24 a 26 de abril, realiza-se a 19ª IEEE – Conferência Internacional de Sistemas Robóticos Autónomos e Competições (ICARSC 2019). A Conferência vai realizar-se no mesmo local do Festival, no Pavilhão Multiusos de Gondomar. Se estarão presentes importantes nomes na área da Robótica, como Bruno Siciliano, da UTAD e a Universidade de Aveiro.

Mais informações sobre o Festival Nacional de Robótica AQUI.