Daniela Rodrigues, aluna do Curso de Engenharia Informática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPV) desenvolveu, como projeto final de curso, uma aplicação móvel que consiste num jogo educativo para a língua portuguesa, focado na correta utilização do hífen, informa a instituição.

A aplicação móvel para Android, já se encontra disponível na Play Store  e também já foi divulgada à Associação de Professores de Português e várias escolas secundárias do distrito de Viana do Castelo, acrescenta a mesma fonte.

"Ficas-te ou ficaste?" é o título desta ideia, que surgiu por forma a ajudar à utilização correta da língua portuguesa. Assim, em frases como "Lembras-te se gostaste deste filme", não cairás no erro de escrever "Lembraste se gostaste deste filme", ou ainda, "Lembras-te se gostas-te deste filme."

Este projeto destina-se ainda ao fomento de uma consciência cívica e social, por parte dos alunos, através do uso da tecnologia.

Neste sentido o curso de Engenharia Informática tem ainda permitido o desenvolver de projetos de índole social: o ACAPO (aplicação informática para auxiliar invisuais); o Methamorphys/Casulo (aplicação informática para auxílio na gestão de utentes); e o apoio formativo aos jovens da Casa dos Rapazes de Viana do Castelo e a turmas com necessidades especiais.

Em breve, a aplicação "Ficas-te ou Ficaste?" estará disponível para iPhone, podendo igualmente ser desenvolvida por alunos do CteSP de Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação, esclarece o IPVC.

{module 105}

{module 181}