Entre 13 e 20 de Setembro, duas dezenas de jovens universitários terão a oportunidade de participar na 7ª edição do Seeds for The Future, experiência que os colocará em contacto com as mais disruptivas tecnologias da atualidade. Durante os oito dias do programa anual da Huawei, os estudantes selecionados vão realizar visitas virtuais, assistir a debates e participar em mentorias com especialistas nas áreas de Tecnologia, Liderança e Carreira e Tendências da Indústria.

“Numa altura em que o desenvolvimento de competências tecnológicas é prioritário e a exigência no mercado de trabalho acontece à escala global, o Seeds for the Future, cujas candidaturas se iniciaram esta semana, tem precisamente como mote a valorização do talento nacional”, afirma a Huawei, em comunicado.


Segundo dados de 2021 do Eurostat, no período compreendido entre 2012 e 2021, “a percentagem de especialistas em Tecnologias de Informação e Comunicação com um nível de educação superior aumentou mais de 15 pontos percentuais em toda a União Europeia”, acrescenta a Huawei. No entanto, posicionando-se em 15º neste ranking, "Portugal mantém-se ainda abaixo de alguns pares, ficando atrás de Espanha, Irlanda ou França".

É com consciência deste cenário, e apoiando-se no sucesso das edições anteriores, que Diogo Madeira da Silva, Director na Huawei Portugal, explica o objectivo da tecnológica com este programa: “aumentar a consciência de empreendedorismo social dos jovens”. Adicionalmente pretende ainda trabalhar “a compreensão das gerações mais novas sobre a forma como as macro tendências tecnológicas podem ajudar a resolver complexos desafios globais”. Contudo, defende o porta-voz, tal só acontece com o “desenvolvimento de competências de resolução de problemas e de liderança, através do trabalho em equipa e do aumento do sentido de responsabilidade pessoal”. Tudo isto capacidades que o Seeds for the Future promete ajudar a desenvolver.

As candidaturas para o Seeds For The Future podem ser realizadas aqui.