No panorama da notoriedade e hábitos de utilização de redes sociais em Portugal, o Instagram e o WhatsApp estão a ganhar terreno ao Facebook. A conclusão é da edição de 2019 do estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais”, produzido pela Marktest. A investigação conclui que, embora o Facebook continue "a ser a rede social dominante em Portugal", a sua notoriedade apresenta uma ligeira tendência de quebra, desde 2017. 

No mesmo período, o Instagram apresenta uma forte tendência de subida – duplicou mesmo o volume de primeiras referências a redes sociais por parte dos inquiridos. A tendência, de resto, não é recente. Desde 2013, o Instagram já multiplicou por 5 o número de referências espontâneas entre os inquiridos neste estudo da Marktest. Neste momento, encontra-se nos 85%, face aos 98% do Facebook.

 

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O estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais” é realizado pela Marktest, desde 2011. A empresa revela que o objetivo passa por "conhecer índices de notoriedade, utilização, opinião e hábitos dos portugueses face às redes sociais". A informação foi recolhida através de 809 entrevistas online a pessoas entre os 15 e os 64 anos que utilizem redes sociais, tendo por base um questionário de autopreenchimento. 

 

Enquanto primeira referência
de rede social, o Instagram captou
85% das respostas, face
aos 98% do Facebook.

 

WhatsApp duplica "peso"

Relativamente ao número de contas que os inquiridos têm em cada rede social, o Facebook continua a ser a rede mais usada (mais de 95% de inquiridos com conta criada). Contudo, o Instagram já quadruplicou o número de utilizadores desde 2013 (aproximando-se já dos 68% de portugueses com perfil nesta rede).

Outras das plataformas em crescimento é o WhatsApp que praticamente duplicou o seu "peso", nos últimos 3 anos. Por essa razão, esta é já a segunda rede social mais utilizada, com 74% dos inquiridos a assumirem ter conta nesta plataforma. 

 

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A Marktest conclui ainda que "a tendência para o abandono de uso de redes sociais em Portugal está em quebra". Apenas 18,8% dos utilizadores de redes sociais afirmam ter deixado de usar alguma redes social nos últimos 12 meses. Entre as redes "abandonadas", o Snapchat foi a mais citada (31,6%), seguindo-se o Twitter (22,5%), o Facebook (19,3%), o LinkedIn (17,6%) e o Tumblr (15,7%). "Falta de interesse" foi o principal motivo apontado para o abandono.