O Politécnico de Lisboa assinou um protocolo com o Centro Nacional de Cibersegurança, que inclui como compromisso aprofundar a segurança das redes e da informação, como forma de garantir a proteção e defesa das infraestruturas críticas e dos serviços vitais de informação, e potenciar uma utilização livre, segura e eficiente do ciberespaço por parte de todos os cidadãos, das empresas e das entidades públicas e privadas.

Deste protocolo faz parte o Programa de Sensibilização e Treino desenvolvido pelo Centro Nacional de Cibersegurança. Neste âmbito, o Politécnico de Lisboa está a assegurar ações de sensibilização destinadas a alunos do 3.º ciclo e ensino secundário, divididas em dois módulos: Ciber (in)segurança" e "Ciber-higiene e boas práticas de Cibersegurança". O primeiro módulo tem como objetivo sensibilizar para o problema e para a ilusão de segurança com abordagem às principais ameaças e demonstração de casos, e o segundo, saber lidar com as ameaças, cuidados a ter e boas práticas a adotar. Esta iniciativa e as primeiras ações de sensibilização, que decorrem em outubro, assinalam também a comemoração do mês europeu de Cibersegurança.

De acordo com o Presidente do Politécnico de Lisboa, Elmano Margato, “com este projeto o Politécnico de Lisboa reconhece a importância da literacia no ciberespaço e assume o compromisso de proporcionar aos estudantes do 3.º ciclo e do ensino secundário ferramentas para uma utilização mais segura das novas tecnologias”.