A faixa etária entre os 15 e os 34 anos é a que mais utiliza as redes sociais mas a que menos usa para ler notícias, com apenas 31,7% dos jovens a fazê-lo. Os dados são do estudo "Meaningful Media", conduzido pela Havas Media Network, que entrevistou em Portugal 600 pessoas com idades entre os 15 e os 64 anos. 

Enquanto sáo os jovens quem mais navega pelas redes sociais e menos consome notícias neste espaço, explica-nos o jornal online Eco, os adultos com idades entre os 55 e os 64 anos são quem mais está presente nas redes sociais para consumir informação. Foi de 49,9% a percentagem de inquiridos que disse procurar nestes espaços conteúdo noticioso, uma diferença de mais de 18 pontos percentuais.

O estudo também verifica que as gerações mais velhas procuram nos meios tanto o entretenimento como a função informativa. Já a Geração Z utiliza motores de busca e redes sociais com o intuito de explorar e descobrir coisas novas. 

Televisão é o meio com maior credibilidade

Em todas as idades, diz o estudo, é a televisão o meio de informação mais credível, seguida pelos jornais. Contudo, entre os mais jovens, dos 15 aos 34 anos, os motores de busca surgem à frente da rádio e as redes sociais encontram-se também no top 5 de credibilidade. 

Outra tendência que se começa a verificar é a "fuga às notícias", também conhecida como "news avoidance"de acordo com o estudo, devido "ao cansaço face à negatividade e ao contexto de permacrise"