Uma equipa da National Research Nuclear University MEPhI (Rússia) recebeu o grande prémio desta competição, cujas finais se realizaram em Lisboa, nos dias 4 e 5 de dezembro, no evento Kaspersky Academy Partners Summit.

O Secur’IT Cup junta estudantes de todo o mundo num concurso que tem como o objetivo a apresentação de novas ideias na área da cibersegurança, com o propósito maior de criar um mundo mais seguro. Em 2019, foram selecionados 27 finalistas de diferentes países: Barém, Bangladesh, Canadá, República Checa, Dinamarca, Alemanha, Índia, Irão, Rússia, Singapura, Espanha e Ucrânia.

A edição deste ano do Kaspersky Academy Partners Summit – mais uma iniciativa do Kaspersky Academy – acolheu quase 50 parceiros académicos de todo o mundo, que vieram a Portugal conhecer as novidades Kaspersky ao nível dos programas de formação para o público universitário (estudantes, docentes e investigadores), ficando ainda a par do panorama atual de ciberameaças e das tendências e desafios de cibersegurança para 2020. Entre os presentes no evento, também estiveram universidades portuguesas, como a Universidade Nova de Lisboa, ISCTE-IUL e a Universidade Europeia.

Orlando Fontan, especialista em Transformação Digital, Business Intelligence e Segurança de Informação e professor da Universidade Europeia na área das Tecnologias da FCES (Faculdade de Ciências Económicas e Sociais), destacou a importância de iniciativas como esta, em que se juntam especialistas de cibersegurança e a comunidade académica. “Para as universidades, é enriquecedor no sentido em que ficamos a par de conteúdos atualizados sobre cibersegurança, fundamentais nesta era da Transformação Digital; já para os profissionais do setor, o contacto com os novos talentos também é relevante, para a transmissão de conhecimentos e para se criarem oportunidades de estágios e projetos em conjunto”.

 

 

 

 

Kaspersky premeia jovens talentos da cibersegurança