No mês Pride, em que se celebra a emancipação, sugerimos cinco formas de adaptar o design e a informação exposta em sites ou aplicações de forma a, de acordo com a escola de Tecnologia Ironhac, que está "focada em preparar a próxima geração de criadores digitais", ajuda a promover a inclusão na hora de criar serviços tecnológicos.

#1 Definir a audiência do serviço

O primeiro passo é delinear qual o público-alvo de determinado site ou aplicação. É importante ter sempre em consideração que o design deve ser centrado no consumidor, mas quem nem todos os utilizadores de internet são a audiência. Assim, no momento de criar uma aplicação, a audiência deve ser definida e as suas necessidades consideradas, para que o produto final esteja alinhado com o que se procura.

#2 Não incluir perguntas sobre o género de quem utiliza o serviço

No que toca à comunidade LGBTQ+, é essencial perceber que as conversas sobre os binários e não-binários começam a surgir, sendo que o segundo termo se refere a quem não se identifica com o género masculino nem feminino. Na hora de criar algum serviço, é importante ter em consideração esta informação, bem como o facto de que algumas pessoas não querem partilhar com que género se identificam, ou mesmo se se identificam com algum em específico.

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#3 Adaptar a comunicação escrita no serviço

Ligado ao ponto acima, e tendo em conta que várias pessoas não se identificam com nenhum género em específico, é importante ter atenção à forma como o texto no serviço tecnológico está escrito. Atualmente, já existem novas grafias, como é o caso de “-es” no fim de palavras, ao invés de “os” ou “as”.  Ao adotar estas opções, a linguagem torna-se mais inclusiva e os utilizadores são acolhidos de forma mais eficiente.

#4 Incluir recursos visuais que representem a diversidade

Utilizar fotografias, vídeos ou qualquer outro tipo de ilustração que espelhem a inclusão fará com que os utilizadores LGBTQ+ se sintam bem-vindos. Assim, recursos visuais que mostrem, por exemplo, casais do mesmo sexo, ou mesmo mulheres e famílias de diferentes etnias, podem fazer a diferença e auxiliar no acolhimento de quem visita o site ou aplicação.

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#5 Apostar numa educação inclusiva e centrada no consumidor

À medida que o movimento LGBTQ+ vai merecendo mais destaque, surgem novos termos no “dicionário”, e os próprios utilizadores pertencentes a este grupo começam a ter diferentes expetativas. É importante que um profissional de design esteja a par destas necessidades e consiga criar um trabalho centrado no consumidor, aprendendo, de forma regular, sobre aquilo que pode oferecer num determinado serviço. 

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