É em Aveiro, no próximo dia 11 de fevereiro, que o Centro Internet Segura (CIS) assinala a 22.ª edição do Safer Internet Day (SID) – Dia da Internet mais Segura. Para celebrar a efeméride, nesta semana, serão realizadas várias atividades, como um seminário e oficinas direcionadas a diversos públicos. Estas iniciativas têm como objetivo “capacitar os cidadãos para a utilização do ambiente digital de forma crítica, ética e responsável”, podemos ler na página do evento no site do CIS.
Com este evento, pretende-se contribuir para a campanha do Ano Europeu da Educação para a Cidadania Digital, que se assinala em 2025, promovida pelo Conselho da Europa, bem como reforçar a importância desta temática para enfrentar os desafios e oportunidades digitais do futuro.
O que é um Cidadão Digital?
Tal como no mundo real, um cidadão digital tem deveres e responsabilidades, de maneira a contribuir ativamente para a sociedade, ajudando a tornar o mundo “melhor e mais amigável para a próxima geração”. A Cidadania Digital, de acordo com as autoras Janice Richardson e Veronica Samara, servem como “um filtro” para guiar as pessoas em como devem usar as tecnologias digitais e o seu comportamento online, “tornando-as conscientes do impacto que as suas atitudes podem vir a ter nas suas vidas agora e no futuro”.
Como posso ser um bom cidadão digital?
Ser um cidadão digital no sentido pleno do conceito implica estar aberto a novas culturas e perspetivas, sabendo utilizar de maneira eficaz e responsável as novas tecnologias e respeitar todos com quem interages online. A cooperação online e offline tendo em vista criar contributos positivos para a sociedade é outro dos focos, bem como a compreensão, proteção e respeito pelos teus direitos e de todos os outros. A gestão cuidada da informação pessoal é também particularmente relevante.
Como podemos apoiar a cidadania digital?
Atividades de participação, cooperação e aprendizagem costumavam ter lugar em casa, nas escolas e na comunidade local. Contudo, atualmente, crianças e jovens de todas as idades fazem muitas destas atividades online, através de dispositivos como os telemóveis, tablets, computadores e outros aparelhos.
Qual o papel dos educadores?
As crianças e jovens participam em diferentes atividades online e, de maneira a compreendê-las melhor, o Conselho da Europa dividiu estas em diferentes domínios e agrupamentos: O “Estar Online”, o “Bem-Estar Online” e os “Direitos Online”.
Através destes domínios os professores podem ajudar os alunos a tornarem-se cidadãos digitais. Os três domínios no “Estar Online” encontram-se relacionados com o uso eficaz, criativo e informado das novas tecnologias. Já em “Bem-Estar Online” os três domínios sublinham a importância de agir eticamente e com empatia tanto online como offline.
Por fim, os quatro domínios em “Direitos Online”, têm como objetivo tornar os cidadãos mais conscientes dos seus direitos e responsabilidades e oferecer mecanismos para combater o impacto das novas tecnologias em questões como a privacidade, a segurança e o consumismo.
Os direitos no local de trabalho:
Possibilidade de dispensa do trabalho para frequentar aulas sem perda de direitos (se comprovada a impossibilidade de conciliar horários e com limites de utilização)
Atribuição de período de descanso de metade do número de horas prestadas de forma suplementar
Direito a marcar férias de acordo com necessidades escolares, podendo marcar até 15 dias de férias interpoladas, tendo em consideração as necessidades da empresa.
Possibilidade de gozar de uma licença sem retribuição até 10 dias úteis (seguidos ou interpolados)
Justificação de faltas ao trabalho no dia de exame e no dia anterior.
Qual o papel dos pais?
O papel dos pais na Educação da Cidadania Digital das crianças e jovens também é mencionado no documento “Easy steps to help your child become a Digital Citizen”, também das autoras Janice Richardson e Veronica Samara. Um dos avisos que as autoras deixam, é que costumava ser mais fácil controlar o conteúdo a que estes tinham acesso e que, atualmente, em poucos cliques, podem ficar expostos a problemas.
De maneira a ajudar, em casa, pais e até avós com desconhecimento de tecnologia podem contribuir para que as crianças e os jovens explorem a Internet em segurança, adquirindo comportamentos responsáveis e a respeitar aqueles com quem partilham o mundo digital. Outro passo é o uso das novas tecnologias para encontrar locais onde as crianças podem estimular a sua criatividade e encontrar informação, ajudando-as a desenvolver o pensamento crítico e a interpretar o conteúdo que encontram nos media digitais.