O Pavilhão do Conhecimento tem, a partir de hoje, uma bilheteira solidária, com 20 entradas diárias gratuitas disponíveis para pessoas que desejem visitar este centro de ciência interativo, mas que não tenham condições para o fazer. Esta iniciativa é uma resposta à realidade atual, prevendo que os cidadãos que se encontram em deslocação forçada possam ter acesso ao conhecimento no país de acolhimento, apesar da complexa realidade global. 

“‘A Ciência é para todos’. É este o lema que desde 1996 norteia a atividade da Agência Ciência Viva em todos os seus programas e parcerias. Mas isto só será mesmo verdade quando conseguirmos esbater as barreiras económicas que provocam desigualdade no acesso ao conhecimento", explica a presidente da Ciência Viva e diretora do Pavilhão do Conhecimento, Rosalia Vargas. “Acreditamos que este programa de entradas gratuitas que implementamos agora no Pavilhão do Conhecimento irá contribuir para a promoção de uma cidadania ativa apoiada no conhecimento científico”, acrescenta.


Não será necessário que os visitantes interessados em usufruir destes bilhetes tenham de fazer prova da sua condição económica. “Confiamos nas pessoas e acreditamos que quem os requerer o fará pela razão certa”, afirma Rosalia Vargas.

Aberto ao público a 25 de julho de 1999 e com uma média de quase 1000 visitantes diários, o Pavilhão do Conhecimento é um centro interativo de ciência e tecnologia que acolhe grandes exposições temáticas e centenas de módulos que estimulam a exploração do mundo físico e a experimentação. A estas experiências juntam-se atividades de laboratório, conversas com investigadores, saídas de campo, dias temáticos, filmes e peças de teatro onde a ciência é o guião.

Para mais informações clica aqui.