“O Safer Internet Forum foi um espaço de debate frutífero, sobre questões como assédio e discurso do ódio, manipulação de dados, políticas de moderação e cocriação, com pessoas de diferentes proveniências, com diferentes experiências, interesses e opiniões”, contou Joana Martins, uma líder digital que representou Portugal no evento.
No passado dia 27 de outubro, decorreu o Safer Internet Forum (SIF) sob o tema “Uma década digital para crianças e jovens: BIK+ para proteger, capacitar e respeitar!”. A conferência anual teve lugar em Bruxelas e reuniu os Centros Internet Segura Europeus, decisores políticos, investigadores, professores, pais, jovens, ONG e outros especialistas para discutir as últimas tendências, riscos e soluções relacionados à segurança infantil online, de forma a tornar a Internet um lugar melhor.
A edição deste ano proporcionou a oportunidade de discutir detalhadamente a nova estratégia BIK+, identificando os seus principais objetivos e ações. Com foco na participação e empoderamento dos jovens, e para marcar o Ano Europeu da Juventude, o evento foi liderado pelos jovens, que desempenharam um papel ativo no planeamento e preparação do Fórum.
“Concordámos com a necessidade de um esforço conjunto, de um investimento em várias vertentes: na educação, através de iniciativas cativantes; no exercício de legisladores e empresas, na determinação das restrições, permissões e proteções que possibilitam um equilíbrio entre segurança, acessibilidade e lucro; na integração dos jovens, enquanto ávidos utilizadores, possuidores de uma perspetiva única de problemas e soluções e futuros administradores, nestes processos de educação, redefinição e desenho de conteúdos e plataformas”, explicou a líder digital.
Pelos olhos dos estudantes
Os estudantes portugueses que representaram o país em Bruxelas contaram que o painel de jovens no Fórum “é um exemplo importantíssimo do interesse e da intervenção dos mais novos nas questões que cada vez mais nos dizem respeito”. Teresa Sério, líder digital que se juntou a Joana e a Guilherme, formando a equipa portuguesa no Fórum, destacou que as empresas estão cada vez mais preocupadas com a opinião dos jovens, pela forte presença que têm nas plataformas digitais.
Painel de jovens no SIF é "um exemplo importantíssimo do interesse e da intervenção dos mais novos nas questões que cada vez mais nos dizem respeito”
Esta foi uma experiência muito enriquecedora para Joana, “pelos conhecimentos que adquiri, pelo contacto com pessoas extremamente bem informadas e com opiniões e sugestões tão refrescantes, pela cidade e pela cultura - pelas culturas que ali se juntaram”. A mensagem “Uma vez na Internet, para sempre na Internet” prevalece para Teresa como uma das mais importantes a transmitir, porque a cada vez que aprende mais sobre segurança na Internet, comprova que esta frase resume e reflete muitos dos ensinamentos.
Joana Martins concluiu que “neste SIF, ouvi e senti-me ouvida e, para mim, isso é o que define o sucesso de um evento”. O Safer Internet Forum será sucedido pelo Safer Internet Day, o Dia da Internet Mais Segura, que tem lugar no dia 7 de fevereiro 2023 e que promete ser, também, um espaço de debate sobre a Internet, onde os jovens terão um lugar de destaque e de intervenção.