A Emotional Academy continuou a sua jornada, desta vez com paragem em Abrantes, onde os 50 participantes viveram um dia repleto de encontros inspiradores, tecnologia, criatividade e espírito académico. Entre boas-vindas oficiais, inovação empresarial e experiências em contexto real de ensino superior, a cidade do Médio Tejo revelou-se palco de oportunidades e descobertas.

 

Boas-vindas a Abrantes

 

tea2

 

O dia começou no Jardim do Castelo, com um acolhimento caloroso por parte de representantes locais e institucionais. A Vereadora Olinda Sequeira, da Câmara Municipal de Abrantes, esteve presente ao lado da Diretora da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA), Celeste Simão e da Técnica Superior de Juventude, Eva Rodrigues. Este momento marcou o início de uma jornada que combinaria tradição académica com inovação e empreendedorismo.

Logo depois, os participantes deslocaram-se ao refeitório do Politécnico de Abrantes, onde, após almoçarem, foram surpreendidos pela atuação da Estatuna - tuna da ESTA -, que os levou até uma das praças principais, muito próxima do Politécnico. A música, os cânticos e a energia contagiante deram o tom para o que seria um dia marcado pelo envolvimento e pela partilha de experiências.

 

À descoberta da inovação no Tagus Valley

 

tea3

 

Durante a tarde, o grupo foi recebido no Tagus Valley – Parque de Ciência e Tecnologia, onde conheceu o espaço INOV.POINT, dedicado ao acolhimento empresarial e ao empreendedorismo. A visita foi introduzida por Inês Margarido, da área de Comunicação Externa, e por Elisabete Ferreira, Técnica Superior, responsável, entre outras funções, por Projetos de Empregabilidade.

O centro, que atualmente acolhe entre 50 a 60 empresas, em várias fases de incubação, mostrou como a proximidade com os empreendedores e o apoio contínuo são fatores-chave para o sucessosendo a consultoria de negócio, testes laboratoriais dos produtos, aconselhamento ao nível do design das embalagens, apenas alguns dos exemplos dentro desta rede de apoio. "Temos um acompanhamento próximo das empresas que estão nas nossas instalações e queremos que represente realmente uma oportunidade de um início com sucesso", destacou Elisabete.

Além de uma explicação sobre o funcionamento do espaço, os participantes assistiram à apresentação de projetos inovadores desenvolvidos no Tagus Valley. Entre eles, o INOV.CODE, focado no desenvolvimento de pequenos projetos que envolvem inovação e programação, com alunos do primário e básico, para além de iniciativas direcionadas para a Economia Circular, com alunos mais velhos.

 


TESTEMUNHO

«Sinto-me grata por tudo o que vivi e aprendi»

 

tea5

 

“Sinto-me grata por tudo o que vivi e aprendi e pelas pessoas incríveis que conheci. Levo comigo uma maior clareza sobre o que quero seguir nos estudos e no futuro, graças às várias palestras das diferentes áreas em que participei durante a academia. A atividade de que mais gostei foi o workshop na Mata dos Sete Montes. Foi uma experiência diferente, divertida e muito enriquecedora, que partilhei com os meus colegas.”

Antónia, participante na Tomar Emotional Academy


 

 

Uma janela e um laboratório

 

tea4

 

A visita continuou no Edifício de Tecnologia e Engenharia Alimentar, onde os jovens conheceram o INOV.LINEA, uma valência especializada em investigação e desenvolvimento na área alimentar. Um dos projetos apresentados foi o Uinbio, que trabalha na interseção entre biotecnologia e alimentação. Também houve espaço para a descoberta de sabores com o projeto Janela de Sabores, que alia tradição, sustentabilidade e inovação.

No final do dia, os participantes visitaram o Laboratório dos Serviços Partilhados da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, onde tiveram oportunidade de explorar várias salas práticas dos cursos ministrados na instituição. Esta componente ofereceu uma visão concreta do quotidiano académico, em áreas como engenharia, tecnologia e ciências aplicadas.

Para refrescar, o grupo terminou a jornada com um mergulho na piscina, encerrando um dia pleno de experiências, sorrisos e aprendizagens.