Mariana Garrido tem 24 anos e é estudante de Mestrado Internacional Erasmus Mundus em Segurança, Intelligence e Estudos Estratégicos. Recorda-se de ter ouvido falar no Concurso Gap Year Portugal nos seus primórdios, em 2015, mas nunca teve tempo, dinheiro, nem a companhia certa para o fazer. O destino estava escolhido desde o princípio. Sabia que, se tivesse a oportunidade, iria para a América Latina.

A companhia certa acabaria por ser Amaru Mestas, 27 anos, estudante de Mestrado em Gestão, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Filho de pais peruanos, Amaru sentiu, por seu lado, que esta poderia ser a oportunidade de conhecer as histórias e a cultura dos seus antepassados e, assim, regressar ao outro país ao qual pode chamar casa.

 

 

 

Mariana e Amaru foram escolhidos como os vencedores da 6.ª edição do Concurso Gap Year Portugal. O casal de estudantes, natural de Coimbra, candidatou-se com o projeto A Ver Vamos, procurando garantir a bolsa de até 6.500€ destinada aos vencedores deste concurso que conta com a parceria da Fundação Lapa do Lobo.

Mariana e Amaru são naturais de Coimbra, cidade onde se conheceram, em 2013, no curso de Relações Internacionais da Universidade de Coimbra. Alguns anos depois, passariam de colegas a namorados. Este ano, com um pé na República Checa e outro em Portugal, decidiram que era o momento ideal para se candidatarem. “Não queríamos dar o salto definitivo para o mundo laboral sem primeiro tirar um pouco para reflexão e nos tornarmos seres humanos melhores”, comentam. 

 

"A Ver Vamos"

A Ver Vamos é o nome do projeto de gap year da Mariana e do Amaru e foi escolhido a dedo: é de fácil compreensão em português e em espanhol, para “além de ser uma expressão portuguesa que fica na ponta da língua, explica exatamente aquilo que queremos fazer: ver coisas novas, pessoas e cultura e ir pelo mundo fora”. 

 

Logo A Ver Vamos

Logo do projeto apresentado por Mariana e Amaru

 

Durante oito meses, vão passar por quatro países (Colômbia, Equador, Peru e Bolívia) onde vão integrar vários projetos de voluntariado e work exchange nas áreas da educação, igualdade de género, redução de desigualdades, produção e consumo sustentáveis, proteção de biodiversidade, combate à crise climática, e promoção e manutenção da paz. 

A data prevista de partida é 27 de dezembro, sujeita a alterações devido à pandemia de Covid-19. Os vencedores, a Gap Year Portugal e a Fundação Lapa do Lobo garantem estar a acompanhar os desenvolvimentos e as recomendações da Organização Mundial de Saúde e de outras entidades competentes, explica a Associação Gap Year, em comunicado.