A Gap Year Portugal, em parceria com a Fundação Lapa do Lobo, abriu hoje as inscrições para a 6.ª edição do Concurso Gap Year Portugal. Até 7 de junho, os interessados podem candidatar-se, através do site da associação, e habilitar-se a receber 5.000€ (candidatura individual), ou 6.500€ (candidatura conjunta). 

Os candidatos devem ter entre 18 e 27 anos e ter terminado um ciclo de estudos neste ano letivo ou no ano letivo anterior. A pergunta de partida, explica a Gap Year, no seu site, é simples: "E se te déssemos a oportunidade de tirar um ano para ti? O que é que farias?"

Os critérios para seleção do projeto vencedor, avança a organização, serão "Impacto" (em ti e no Mundo), "Interligação com planos ou objetivo pessoal", "Experiências em que te envolverás", "Criatividade e originalidade", "Detalhe na elaboração do orçamento e do plano" e ainda "Incorporação da sustentabilidade como uma prioridade".

 


 

Em 2019, Pedro e Simão venceram este concurso. Naturais de Ansião e Avelar (distrito de Leiria), os dois amigos andam de mochila às costas pela África do Sul. Passaram pela Tanzânia, na Zâmbia, no Botswana e em Moçambique, e ainda vão pssar por Angola e Namíbia.

Pedro e o Simão têm ficado durante um mês em cada país, tempo esse que aproveitam para viajar e fazer ações de voluntariado nas áreas da educação, sustentabilidade e artes. Em tom de brincadeira, os vencedores da edição de 2019 do Concurso Gap Year Portugal dizem: “Após 5 meses em solo africano, estamos em condições de dizer: arrisquem, esforcem-se e confiem em vocês. Os frutos serão mais deliciosos e suculentos do que quaisquer outros (até mesmo mais do que as mangas e ananases que temos comido!)”.

 

Pedro e Simão durante uma ação de voluntariado em Livingstone na Zâmbiajpeg

Pedro e Simão, durante uma ação de voluntariado em Livingstone, na Zâmbia


Todos os anos, a Gap Year Portugal organiza um evento ideal para ganhar inspiração e tirar todas as dúvidas sobre a candidatura. Este ano, o Gap Year Summit vai ter lugar na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, nos dias 18 e 19 de abril, e conta com um workshop pensado especialmente para quem está interessado no concurso, dado pela Beatriz e pelo Pedro, do projeto vencedor da 4ª edição - Unwrapping Humans.

Para saber mais, visita: https://gapyear.pt/concurso-gap-year-portugal-2020/