É com uma participação reforçada que Portugal volta em 2020 a fazer parte da incrível aventura do “Red Bull Can You Make It?”. Com inscrições abertas até 17 de fevereiro, são quatro as vagas reservadas para equipas de estudantes universitários lusos. Estas vão juntar-se ao pelotão de 200 equipas apuradas à escala mundial, para uma viagem de sete dias que promete ser inesquecível. Dinheiro, cartões de crédito e telemóveis pessoais ficam em casa – já que a única moeda de troca são latas de Red Bull.

Cada formação é composta por três elementos, que devem obrigatoriamente estar inscritos numa faculdade e ter mais de 18 anos. Para conseguir um lugar, os interessados devem mostrar os seus argumentos num expressivo vídeo com a duração de apenas um minuto, que será submetido a votação online até ao dia 9 de março. Os mais votados pelo público são depois escolhidos por um júri, recebendo luz verde para se dirigirem a uma das partidas no dia 21 de abril: Amesterdão, Barcelona, Budapeste, Copenhaga e Milão (as viagens de ligação até à partida e de regresso a casa são suportadas pela organização). Sete dias é o prazo máximo para atingir o objetivo final da viagem - a cidade de Berlim.

O desafio consiste em cumprir uma distância aproximada de mil quilómetros sem um tostão no bolso. Nas várias cidades de origem, os estudantes são convidados a deixar em casa todas as suas poupanças, cartões de crédito, telemóveis, tablets e computadores pessoais (a organização fornece um dispositivo eletrónico para que as equipas possam ir partilhando a sua experiência nas redes sociais). Em troca receberão a única “moeda” para este desafio: latas de Red Bull. Seguem-se sete dias de viagem até ao destino final, sendo as equipas avaliadas de acordo com três critérios: desafios concluídos nos checkpoints, popularidade entre a comunidade de seguidores na internet e desempenho nas tarefas de uma estimulante “Lista de Aventuras”. A cidade de Lisboa integra a rota dos checkpoints estabelecidos pela organização, cabendo a cada formação a escolha do percurso ideal. Nas últimas edições, algumas equipas conseguiram não só atingir a meta (cumprindo as necessidades básicas do dia a dia) como ainda gozaram - em troca de latas de Red Bull - experiências pouco acessíveis ao comum dos mortais, como viajar num jato privado ou assistir a uma partida da Liga dos Campeões.Red Bull