A startup americana Lokals anunciou hoje que chegará a Lisboa durante a primavera de 2020. O projeto criado em Miami tem como objetivo "criar experiências únicas e personalizadas pela mão de quem vive, trabalha ou estuda nas regiões que se pretendem visitar".

Conforme destaca a marca, em comunicado, a Lokals "não disponibiliza experiências pré-definidas", mas sim a possibilidade de "ligar pessoas com interesses comuns, com programas flexíveis, durante vários dias". A marca foi apresentada na WebSummit 2019, em Lisboa, bem como no Forbes Under 30 Summit.

 


 

O ‘lokal’ – pessoa que irá realizar a visita – inscreve-se na plataforma e cria um perfil com as suas preferências (desde a restauração, arte e cultura, saídas noturnas, eventos, desporto, etc).

Ao aceder à aplicação, um potencial lokal pode selecionar até dez critérios para tornar mais fácil a escolha ao turista. Este também irá definir o seu perfil e a ligação entre ambos surge quando as preferências coincidem.

 


 

“Queremos dar total liberdade à população local para fazer o seu próprio plano de visitas e adaptá-lo ao máximo ao seu gosto e conhecimento"

 


 

“Queremos dar total liberdade a um lokal para fazer o seu próprio plano de visitas e adaptá-lo ao máximo ao seu gosto e conhecimento, queremos que se sintam autónomos", explica um dos fundadores da Lokals, o luso-italiano Francesco Catemario di Quadri.

A aplicação vai estar inicialmente disponível em inglês, sendo possível saber que línguas são faladas pelos utilizadores. A app estará disponível em telemóveis IOS, Android e contará ainda com uma página de internet.

“A Lokals vai ser lançada em Lisboa, mesmo antes dos Estados Unidos, onde a empresa tem sede. Consideramos a capital portuguesa um hub global de Turismo, que tem registado um crescimento muito significativo de turistas nos últimos anos", sublinha outro dos fundadores, Alexander Mitzman.