Através de uma aplicação, visitar os marcos icónicos da vila de Almeida, na Guarda, destruídos durante as invasões francesas. Esta é a proposta da app X-Plora, uma aplicação portuguesa que "guia os utilizadores através de espaços (reais ou virtuais, indoor ou outdoor) de uma forma interactiva e imersiva", explica a marca, em comunicado. Esta comunicação é efetuada através de conteúdo contextualizado através de realidade aumentada e virtual, vídeos 360º e som binaural, por exemplo. 

Almeida é uma pequena vila do interior de Portugal, na Guarda, cujo castelo foi destruído em 1810, no início da terceira invasão francesa. Nesse sentido, a X-Plora criou uma tour auto-guiada através da app, que passa pelo interior e exterior da vila histórica, proporcionando "uma viagem ao século XIX, para conhecerem o antigo castelo de Almeida e as suas pessoas", acrescenta a mesma fonte.

 



De acordo com a CEO da X-Plora, Mafalda Ricca, a equipa da aplicação recriou de raíz o antigo castelo, agora em 3D e disponível em Realidade Aumentada, com base em documentos históricos, "sendo um exemplo perfeito de como a estrutura X-Plora enriquece a experiência do visitante".

A aplicação encontra-se disponível para download gratuito na App Store e na Google Play Store.

Para saber mais, clica aqui.