O voluntário é, aos olhos da lei portuguesa, é alguém que realiza um conjunto de ações de interesse social ou comunitário e “de forma desinteressada, sem interesses lucrativos, no âmbito de projetos, programas e outras formas de intervenção ao serviço de indivíduos, de famílias e de comunidades”, explica a RTP Ensina. Para a Organização das Nações Unidas (ONU), o voluntário é aquele ou aquela que, independentemente da sua idade, “devido ao seu interesse pessoal e espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividade, organizadas ou não, de bem-estar social ou outros campos”.  

 


trabalho de voluntário ajuda a transformar a vida dos outros, pois com ele podes estar a melhorar as condições materiais, emocionais ou sociais de uma pessoa, de uma família ou de uma comunidade.


 

Ajudar o próximo e criar um impacto positivo

Grande parte das definições acerca de voluntariado concordam que, nestas ações, o trabalho realizado é feito em benefício de um indivíduo ou comunidade. Ao fazê-lo estás a demonstrar solidariedade e a contribuir para a construção de um mundo melhor para todos.

O trabalho de voluntário ajuda a transformar a vida dos outros, pois com ele podes estar a melhorar as condições materiais, emocionais ou sociais de uma pessoa, de uma família ou de uma comunidade. As ações de voluntariado são positivas não só para quem as recebe, mas também para quem as pratica: diversos estudos apontam o voluntariado como sendo benéfico para tanto a saúde física como mental.

 

joel muniz A4Ax1ApccfA unsplash

 

Em 2023, numa entrevista à FORUM, a Vice-Presidente da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), Carla Ventura, destacou um aumento da participação de jovens em atividades de voluntariado, nomeadamente o crescimento da atividade voluntária na faixa etária dos 15 aos 24 anos. “Esta tendência só poderá beneficiar a realidade do voluntariado em Portugal”, afirmou.

O relatório State of the World’s Volunteerism, publicado em 2022 pela ONU e que estudou o impacto da presença de voluntários em diversos países, concluiu que os voluntários “constroem pontes”, servindo de intermediários nas “relações entre prestadores de serviços e beneficiários”. O documento também menciona a importância do voluntariado na promoção de uma cultura de tomada de decisões colaborativa, ajudando a priorizar questões importantes.

 


A plataforma de emprego Indeed explica como através do trabalho de voluntariado, és desafiado a superar obstáculos pessoais ao deixar a tua zona de conforto e a fazer coisas com pessoas que não conheces, a resolver vários problemas e a melhorar a tua autoestima e autoconfiança.


 

Não é só no âmbito do diálogo que as ações de voluntariado ajudam a impactar de forma positiva a comunidade onde estão inseridas, estas também podem apoiar populações vulneráveis, ajudar no desenvolvimento de programas educativos e culturais ou a melhorar infraestruturas e serviços básicos. 

Ganha novas competências numa jornada de “autoconhecimento”

Uma das palavras associadas ao voluntariado é “autoconhecimento”. Ao ser voluntário conheces novas realidades, novas perspetivas do mundo e os diferentes tipos de problema que são enfrentados, podendo isto ajudar-te a ter uma noção mais abrangente do teu lugar no mundo e podendo enfrentar o que te rodeia com outra perspetiva. Este pode ser um crescimento especialmente importante, num momento em que te desenvolves no Ensino Superior.

 

joel muniz qvzjG2pF4bE unsplash

 

A plataforma de emprego Indeed explica como através do trabalho de voluntariado, és desafiado a superar obstáculos pessoais ao deixar a tua zona de conforto e a fazer coisas com pessoas que não conheces, a resolver vários problemas e a melhorar a tua autoestima e autoconfiança. Os laços que crias com o voluntariado podem ajudar-te a combater o isolamento social e algumas das atividades envolvem trabalho.

No texto Benefits of Volunteering: 10 reasons to Volunteer, publicado no site da plataforma, são mencionados outros benefícios tais como a felicidade, criatividade e motivação, que transitam para a tua vida pessoal e profissional.

 


Em 2023, numa entrevista à FORUM, a Vice-Presidente da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), Carla Ventura, destacou um aumento da participação de jovens em atividades de voluntariado, nomeadamente o crescimento da atividade voluntária na faixa etária dos 15 aos 24 anos.


 

O desenvolvimento pessoal, contudo, não se fica por aqui. Segundo a Universidade John Hopkins, nos Estados Unidos da América (EUA), o voluntariado também contribui para o desenvolvimento de soft e hard skills, onde competências como a resolução de problemas, colaboração e um maior à vontade com situações de alta pressão.

No mesmo sentido, a Universidade de Walden, também nos EUA, explica como o voluntariado também te pode ajudar a ganhar competências oratórias, de comunicação, liderança e gestão de projetos. Estas características vão ajudar a reforçar aquelas que já tens e vão tornar-te não só uma pessoa mais confiante, como também mais capaz na altura de fazer trabalhos e apresentações na faculdade.