A Agência Erasmus+ Juventude em Ação acaba de distinguir cinco projetos de voluntariado que se destacam pela vertente inspiradora. São eles: “Solidarity LX”, “Trilhos Solidários”, “Learners. Activists. Doers. Superheroes”, “NATURAL: volunteering for Bio, Fair, Local” e “Keyword: Equality". As iniciativas – que têm como denominador comum o facto de contribuírem positivamente para a vida das suas comunidades e, ainda, do projeto europeu – são financiadas pelo “Corpo Europeu de Solidariedade”, programa lançado pela União Europeia e que possibilita que milhares de jovens desenvolvam projetos de voluntariado internacional.

O trabalho desenvolvido com comunidades de acolhimento em Lisboa, principalmente com os mais desfavorecidos, valeu à “SolidarityLX” a distinção como “Projeto Inspirador 2019”. A Agência Erasmus+ Juventude em Ação premiou, ainda, a “Trilhos Solidários”, iniciativa que aposta no envolvimento dos mais jovens na construção de um novo trilho pedestre em Vila Nova de Gaia. O projeto abrange várias faixas etárias e encontra-se ligado a inúmeras áreas, nomeadamente à prevenção de incêndios florestais. Outra das ideias que se destacou pela veia inspiradora é a “Learners. Activists. Doers. Superheroes”. A iniciativa visa provocar um impacto positivo a nível local, mas também internacional, implementando diferentes atividades de solidariedade e contribuindo para a promoção de uma cidadania ativa ou para a consciencialização sobre a inclusão e solidariedade. Já no caso do “NATURAL: volunteering for Bio, Fair, Local”, a organização pretendeu destacar a importante atuação na área dos Direitos Humanos – sobretudo através da promoção do Comércio Justo –, da Saúde e Bem-estar e, ainda, do Ambiente, destacando-se, aqui, a produção biológica, os produtos locais e o turismo sustentável.

Por fim, destaque-se o “Keyword: Equality”, projeto de voluntariado individual coordenado pela ProAtlântico que se centra na inserção de cinco jovens voluntários, provenientes da Polónia, Itália, Espanha, Bulgária e Grécia, em cinco organizações locais de acolhimento portuguesas. A iniciativa aposta na promoção do espírito de voluntariado e solidariedade e oferece, ainda, a oportunidade aos utentes dessas instituições de interagir com jovens de diferentes países e com diferentes modelos e experiências culturais.

Refira-se que estas distinções foram entregues durante a sessão de comemoração do Dia Internacional do Voluntário, que decorreu esta manhã, 5 de dezembro, em Guimarães. O momento contou com voluntários de mais de 15 nacionalidades que realizam os seus projetos em Portugal, bem como jovens portugueses que, no ano passado, efetuaram voluntariado além-fronteiras. João Paulo Rebelo (secretário de Estado da Juventude e do Desporto), Domingos Bragança (presidente da Câmara Municipal de Guimarães) e Luís Alves (diretor da Agência Erasmus+ Juventude em Ação) marcaram, também, presença no momento.