«Apoiar quem mais precisa» é o lema escolhido para a Rede de Voluntariado criada pelo Politécnico de Coimbra em articulação com os Serviços de Ação Social e as suas Associações de Estudantes, que tem por objetivo auxiliar no combate à propagação da COVID-19, ajudando a mitigar o seu impacto.
Todos os estudantes que tenham disponibilidade para colaborar nesta iniciativa e não sejam de nenhum grupo de risco poderão realizar a sua inscrição online, através do preenchimento de um formulário que pretende identificar o perfil do voluntário e o tipo de voluntariado que está disponível para realizar.
João Lobato, Administrador dos Serviços de Ação Social do Politécnico de Coimbra (SAS-IPC), explica que «face ao momento delicado que atravessamos é crucial dar o nosso contributo de forma ativa, apoiar e proteger aqueles que mais precisam, auxiliando quem está na linha da frente do combate a este inimigo invisível».
O convite foi dirigido a toda a comunidade estudantil e o resultado não poderia ser mais positivo, com dezenas de inscritos nas primeiras horas, o que demonstra «uma comunidade unida e preocupada em cumprir com a sua responsabilidade social», refere Ana Ferreira, Vice-Presidente do IPC.
A criação desta rede de voluntariado teve por base a Portaria n.º 82-C/2020, de 31 de março, que visa criar a medida Apoio ao Reforço de Emergência de Equipamentos Sociais e de Saúde, de natureza temporária e excecional.
Os voluntários terão acesso a apoios, tais como uma bolsa mensal, alimentação nos dias de atividade, subsídio de transporte, seguro de acidentes e equipamento de proteção individual adequado à realização da atividade prevista no âmbito do projeto, bem como informação escrita sobre orientações das autoridades de saúde, no contexto da pandemia da doença COVID-19, aplicáveis à atividade.
Todas as informações deste projeto poderão ser consultadas no Portal Institucional do Politécnico de Coimbra, disponível nesta ligação.