Já se encontram abertas as inscrições para as famílias das dioceses de Lisboa, Santarém e Setúbal (dioceses de acolhimento) que pretendam receber peregrinos que venham participar na JMJ Lisboa 2023. Todo o contacto ao longo do acolhimento será feito em proximidade com as paróquias destas dioceses, de acordo com o local da residência.

Cada família tem de acolher um mínimo de 2 peregrinos por família/casa. No entanto, no ato da inscrição, cada família pode indicar até quantos peregrinos pode receber. A atribuição de peregrinos terá em conta, sempre que possível, os critérios indicados pela família. Todas as faixas etárias podem acolher peregrinos, considerando que o responsável de cada casa seja adulto. 

 

 

As famílias de acolhimento que participem devem proporcionar condições para os peregrinos poderem dormir de forma confortável, fazerem a sua higiene diária e tomarem o pequeno-almoço. Ou seja, as famílias deverão oferecer uma área adequada para que os peregrinos possam pernoitar. 

 


O que é a Jornada Mundial da Juventude?

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa. Apresenta-se como “um convite a uma geração determinada em construir um mundo mais justo e solidário”. Ainda que tenha uma identidade claramente católica, a JMJ é aberta a todos, quer estejam mais próximos ou mais distantes da Igreja ou sejam de outra religião ou comunidade religiosa. “Todos são muito bem-vindos à JMJ Lisboa 2023, ainda que seja um evento promovido pela Igreja Católica”, explica a organização.


 

 

Não é necessário saber falar o idioma dos peregrinos. O mais relevante é que a família tenha a disponibilidade de acolher os peregrinos com generosidade e de forma calorosa, contribuindo para tornar a sua experiência memorável. Todos podem ser família de acolhimento, mesmo não tendo jovens na família nem tendo conhecimento ou domínio de uma língua estrangeira.

Para saber mais, clica aqui