A manhã do último dia foi essencial para os vários grupos de estudantes darem os últimos retoques nas apresentações dos trabalhos finais. A criatividade e empenho eram de tal forma contagiantes que todos os alunos se esforçaram para dar o seu melhor.

Foi nos computadores de uma das salas da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE) do Politécnico de Setúbal que as apresentações começaram a ganhar forma. Aqui, o professor Arlindo Dias deu as últimas indicações aos participantes da WOT, motivando os grupos a acreditarem nas suas ideias. “Acreditem sempre em vocês”, sublinhou o docente.

 

WOT dia 5 certa 1

 

A pausa de almoço desta vez foi diferente, sendo que após terminarem as suas refeições, os participantes aproveitaram para deixar dedicatórias e assinaturas nas suas respetivas t-shirts, em forma de recordação. Este clima de alegria veio reforçar também as várias relações de amizade que se formaram nesta semana.

Já no período da tarde, chegou o grande momento das apresentações dos projetos finais. No anfiteatro da Escola Superior de Educação (ESE) do IPS, o administrador do grupo Press Forum, Félix Pinéu, recebeu os participantes, deixando-lhes uma última nota de incentivo. “Não precisam de estar nervosos, terão de fazer ainda várias apresentações ao longo das vossas vidas”, destacou.

Na fila da frente, estava o júri deste desafio, composto pelo administrador do grupo Press Forum, Félix Pinéu, pelo chefe de Divisão de Juventude da Câmara Municipal de Setúbal, Vasco Caleira, pelo vice-presidente do Politécnico de Setúbal, Carlos Mata, pelo professor José Sousa e, ainda, pelo presidente da Associação de Estudantes do IPS, Ivan Svac.

 

WOT dia 5 2

 

Todos os projetos revelaram-se bastante criativos e com futuro, sempre com vista ao alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), tendo sido o pitch de cada grupo cuidadosamente preparado para este dia. Deste modo, a opinião geral do júri revelou-se bastante positiva e sempre com questões que estimularam o pensamento crítico dos estudantes. “Ver jovens a preocuparam-se com as necessidades dos outros é de louvar”, afirmou o professor José Sousa para um dos grupos.

“Quantas vezes estamos na rua e vemos imenso lixo espalhado?” ou “a nossa aplicação tem como objetivo auxiliar os estudantes”. Estas foram algumas das frases de arranque das apresentações dos grupos de alunos.

 

WOT dia 5 4

 

Terminadas as apresentações, coube ao júri avaliar e chegar a um consenso quanto aos prémios a atribuir às respetivas equipas, por categoria. Por sua vez, a entrega dos prémios em palco ficou a cargo dos diferentes membros do júri, além de outros docentes do Politécnico de Setúbal, como o caso do subdiretor da ESCE, João Nabais.

Desde o melhor espírito de equipa, com o prémio “Unidos até ao próximo byte” até ao grupo com melhor capacidade de comunicação e de liderança, com os prémios “Developers do conteúdo” e “Líderes do multiverso”, todos as equipas de trabalho foram premiadas com certificados com diferentes categorias. De igual forma, a capacidade criativa (prémio “Criadores Digitais”), a capacidade de organização (prémio “Geeks do planeamento”) e a maior proatividade (prémio “Streamers de dinâmica”) foram outras das distinções atribuídas.

 

WOT dia 5 5

 

O mesmo aconteceu, ainda, com o reconhecimento de competências como a resiliência e sentido de responsabilidade, com a atribuição dos respetivos prémios “Hackers de problemas” e “Terabytes de sensatez”.

Como foi possível verificar ao longo da semana, o talento destes vários estudantes desenvolveu-se dia após dia, tendo sido reconhecido nesta cerimónia de encerramento, “Bem-vindos a um Horizonte Infinito”.

Como seria expectável, foi também feito um agradecimento especial ao professor Arlindo Dias, que acompanhou estes alunos durante toda a semana. O vice-presidente do Politécnico de Setúbal, Carlos Mata, pediu uma salva de palmas ao docente, pela sua capacidade de transmissão de competências tão relevantes a este grupo de participantes. “Acreditem no vosso talento e não desistam nunca”, ressalvou o professor Arlindo.

 

WOT dia 5 6

 

Para terminar este último dia de WOT, o vice-presidente do IPS não deixou de agradecer aos parceiros desta academia, desde a Câmara Municipal de Setúbal até à Associação Académica do IPS e à Forum Estudante. Dirigindo-se já aos participantes, Carlos Mata concluiu “que esse vosso talento, que é uma grande onda, possa refletir-se também no vosso futuro”