APPlicar conhecimentos
A manhã do quarto dia da Wave Of Talent (WOT) foi passado na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (ESTB). Foi lá que os nossos participantes foram recebidos pelos professores do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), Arlindo Dias e Rui Alves e que aproveitaram para lhes dar as últimas recomendações para a apresentação que ia ter lugar na sexta-feira. "Vamos dar continuidade ao trabalho que já foi feito [segunda-feira]", começa por explicar Rui Alves. O docente do Politécnico de Setúbal disse ainda: "Vamos dar-lhes algumas ferramentas para eles desenvolverem um mock-up das suas aplicações digitais".
"Queremos trabalhar o conteúdo da apresentação e a forma como o vão apresentar", completou Arlindo Dias.
Olhá onda... na praia!
Depois de horas intensas passadas a completar os seus projetos, os participantes da WOT dirigiram-se para o transporte que os ia levar até à Praia de Albarquel para uma tarde de diversão e descontração. Os últimos cartuchos estavam a ser usados nesta onda de talento e por entre mergulhos e brincadeiras, houve também tempo para jogos como o telefone estragado - um momento que proporcionou muitas gargalhadas entre todos os que jogaram.
Um evento Party-cular
Havia ainda energia por parte dos nossos participantes para um jantar e uma Moonrise Party? A resposta à pergunta é: sim, claro! A noite foi passada no terraço da Escola Superior de Educação (ESE), no campus do Politécnico de Setúbal, onde os 50 estudantes do ensino secundário e profissional que marcaram presença na WOT puderam desfrutar de uma refeição e, depois, de uma festa na qual eles foram os dj's de serviço. Houve boa disposição e muitas fotos para recordar esta noite.
TESTEMUNHO
«O que me chamou sobretudo à atenção foram as atividades relacionadas com a inteligência artificial e com o pitch.»
“Estou a gostar muito da academia e de conhecer as pessoas. Gostei das atividades todas, mas aquelas que me chamaram sobretudo à atenção foram as que trataram da inteligência artificial e da preparação do pitch".
Santiago Pereira, 17 anos, estudante da Escola Secundária du Bocage, Setúbal
RECordar aprendizagens
Após uma noite de descanso, estava na hora de finalizar o trabalho desenvolvido ao longo da semana. Com as ferramentas de edição abertas e de telemóvel em riste os estudantes, com a tutoria da professora de Tecnologias da Informação e Comunicação, Ana Martins, foram gravando os spots publicitários para as apps que idealizaram. Sob as luzes dos estúdios do Politécnico de Setúbal ou no exterior da ESE, tudo serviu de cenário para que os nossos participantes criassem o material para à tarde apresentarem sob o olhar atento do júri o pitch perfeito.
ComprEendedores
Foi no auditório da ESE que se deu o tão aguardado Upload de Criatividade. Sob o olhar atento do júri, os nossos participantes compreenderam a mensagem da semana e mostraram o seu lado empreendedor, tendo sempre em conta os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e apresentando soluções criativas para problemas reais.
Concluídas as apresentações, era hora das despedidas, com o vice-presidente do Politécnico de Setúbal, Carlos Mata, a dar umas palavras finais e a assegurar: "O Politécnico de Setúbal e as suas cinco escolas estão de portas abertas para vos receber".