Para alguns, o dia já vai comprido e a estrada já vai longa. Foi preciso madrugar e percorrer muitos quilómetros para chegarem à Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), prontos para começar a aventura da Academia Art&Cultura – Ligações Criativas.

São vinte e quatro jovens do Ensino Secundário e Profissional, vindos de todos os pontos do país, que quiseram conhecer o património e a cultura de cinco municípios da zona Oeste: Óbidos, Caldas da Rainha, Alcobaça, Batalha e Leiria. Para Catarina, de 18 anos, por exemplo, o principal interesse são as artes: "apesar de ser aqui de perto, é sempre uma oportunidade para conhecer melhor" o património da região.

AC01 02
Na ESAD.CR, depois de todos testarem negativo à Covid-19, teve lugar uma breve sessão de abertura desta Academia, com a presença da vice-presidente do Politécnico de LeiriaRita Cadima, o CEO da Forum Estudante, Rui Marques, a vereadora do pelouro da Juventude  e Desporto da Câmara Municipal de Óbidos, Ana Margarida Reis, o presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Tinta Ferreira, a adjunta da vereadora dos pelouros da Educação e da Cultura da Câmara Municipal de Leiria, Sandra Campos, e ainda o subdiretor da ESAD.CR, João Mateus..

Para todos os participantes, foi sublinhada a importância de "aproveitarem bem esta semana", sendo "ávidos de conhecimento", uma vez que terão a oportunidade de conhecer um território UNESCO, com uma história e um edificado sem igual no território nacional. Rui Marques sublinhou ainda que "para construir o futuro, é fundamental conhecer o passado", enfatizando o papel das gerações mais novas neste caminho de construção.


AC01 03AC01 04

O programa desta Academia começou em Óbidos, vila antiga e pitoresca, onde Nuno Santos (da subdivisão de Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Óbidos) pode explicar a história e as particularidades da Vila das Rainhas, assim chamada por ter feito parte do dote de muitas das Rainhas de Portugal. Seguiu-se um entusiasmante peddy paper pelas ruas da vila, dentro das muralhas, que permitiu que os jovens participantes pudessem passar pelos principais pontos de interesse de Óbidos, como o Castelo, a Igreja de Santa Maria ou o Miradouro do Jogo da Bola.


AC01 05

Passando da cidade para o campo, o grupo dirigiu-se ao Parque de Merendas do Arelho, para começar um passeio pelo Trilho dos Patos Reais, um dos inúmeros percursos pedestres que o concelho de Óbidos tem para oferecer aos seus visitantes. Serpenteando mesmo junto à Lagoa de Óbidos, pelo Braço da Barrosa (um dos troços mais selvagens da lagoa), Paulo Capinha (responsável da Rede Municipal de Percursos Pedestres) conduziu o grupo até a um ponto onde se pode observar uma ampla colónia de flamingos (Phoenicopterus roseus).

Para ajudar a retemperar as forças, o dia terminou com um jantar gentilmente oferecido pela Câmara Municipal de Óbidos, num restaurante dentro das muralhas da vila.


AC01 06

A semana promete aventuras e diversão, com um enfoque diferente a cada dia e percorrendo os diferentes concelhos associados. Amanhã será um dia dedicado às Caldas da Rainha, onde as artes plásticas tomam um papel preponderante.