The Breakfast Club (1985)
Ir de castigo para a escola num sábado é uma realidade que os alunos não querem enfrentar. No entanto, foi o que aconteceu a estes 5 alunos da Shermer High School, em Shermer, Illinois, Estados Unidos da América (EUA). Têm todos uma história distinta. Temos a aluna popular Claire (Molly Ringwald), o tímido Brian (Anthony Michael Hall), o rebelde John Bender (Judd Nelson), o atleta Andrew Clark (Emilio Estevez) e a solitária Allison Reynolds (Ally Sheedy).
Este é um grupo que provavelmente não se iria relacionar no seu dia-a-dia normal, mas como tu vais poder ver, este castigo de sábado de normal não tem nada e vai ajudar a que estas personalidades tão diferentes consigam encontrar pontos em comum e assim ajudarem-se a superar os seus problemas.
Clica na seta abaixo para conhecer as opções seguintes.
Ferris Bueller’s Day Off (1986)
Ferris Bueller (Matthew Broderick) é um jovem que falta às aulas. Falta muito. Tanto que se torna missão do diretor da escola, Edward Rooney (Jeffrey Jones), expor este gazeteiro após o nono dia a faltar num semestre. Mas Ferris não falta sozinho e leva consigo o melhor amigo Cameron Frye (Alan Ruck) e a namorada Sloane Peterson (Mia Sara).
O plano para este dia: uma aventura na cidade de Chicago. Durante o dia, os jovens visitam um museu, levam o carro de coleção do pai de Cameron “a dar uma volta”, fazem uma das suas refeições num dos restaurantes mais carros e até vão a um jogo dos Chicago Cubs. Já o diretor, na sua senda pessoal para revelar a verdadeira face deste gazeteiro, é vítima das mais caricatas situações.
Clica na seta abaixo para conhecer as opções seguintes.
O Clube dos Poetas Mortos (1989)
Vamos para o final dos anos 50, para uma escola masculina. Neste internato, localizado no estado de Vermont, nos EUA, está o finalista Neil Perry (Robert Sean Leonard) que tem como tarefa acolher o caloiro Todd Anderson (Ethan Hawke). Numa escola conhecida pelo rigor, os alunos são surpreendidos quando se deparam com os métodos de ensino pouco convencionais do novo professor de Inglês John Keating (Robin Williams), um antigo estudante da escola de Welton.
Keating incentiva os seus alunos a aproveitarem o dia, através da expressão em latim “carpe diem” e a tornar as suas vidas extraordinárias. As influências do professor são transmitidas aos alunos quando descobrem que o professor fazia parte do original Clube dos Poetas Mortos e começam a escapulir-se dos terrenos da escola, durante a noite, para ler poemas.
O filme recebeu o Oscar para Melhor Guião para Cinema e foi nomeado para Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Ator (Robin Williams).
Clica na seta abaixo para conhecer as opções seguintes.
10 Coisas que Odeio em Ti (1999)
O amor. Muito presente nos filmes sobre estudantes e adolescentes. Não é diferente nesta “reimaginação” da obra de William Shakespeare “O Amansar da Fera”, adaptada a um contexto de liceu. Há Bianca Stratford (Larisa Oleynik), uma estudante popular que deixa o novo aluno Cameron James (Joseph Gordon Levitt) perdido de amores. Só que existe aqui um detalhe, o pai extremamente protetor de Bianca não a deixa namorar a não ser que a irmã, a antissocial Kat (Julia Stiles) também namore.
Determinado a conquistar Bianca, Cameron tenta convencer o bad boy da escola Patrick Verona (Heath Ledger), a tentar sair com Kat. E é este o ponto de partida para uma série de aventuras e desventuras neste romance juvenil que já alcançou o estatuto de filme de culto.
Clica na seta abaixo para conhecer as opções seguintes.
Juno (2007)
Juno (Elliot Page) é uma jovem de Elk River, Minnessota, nos EUA e descobre que engravidou do melhor amigo Paulie Bleeker (Michael Cera). Durante um período, Juno, pondera abortar, até que ao chegar à clínica repensa a sua decisão e decide levar a gravidez até ao fim colocando o bebé para adoção.
Além da relação com Paulie, o filme também explora a relação de Juno com os futuros pais adotivos do seu bebé, interpretados por Jason Bateman e Jennifer Garner, com o seu pai Mac McGuff (J.K. Simmons) e a sua mãe adotiva Bren (Allison Janney) e a sua amiga Leah (Olivia Thirlby).
Além de conquistar o Oscar para melhor argumento original, o filme recebeu nomeações para Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Atriz.