“O voluntariado permite-nos tornar o mundo melhor – está na mão de cada um de nós”. A frase de Paula Correia, da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), foi das primeiras a ser ouvida no auditório do ISEL, no início da manhã do terceiro e último dia do CIS Digital Camp.
A frase de serviu de introdução a uma sessão dinamizada pela CASES intitulada “Voluntariar para Mudar” e que teve como objetivo partilhar algumas das formas como os jovens estudantes podem “construir uma comunidade mais solidária”, com recurso ao voluntariado. “Muda o mundo com uma simples ação” foi uma das palavras de ordem entoada pelos participantes numa das dinâmicas da atividade.
A CASES explica-te tudo sobre voluntariado aqui.
“As Nações Unidas consideram que os voluntários são por excelência o veículo para a concretização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, destacou Paula Correia, antes de acrescentar: “Toda a ação voluntária contribui para um mundo melhor”. 2026 será, salientou, o Ano Internacional do Voluntário, durante o qual a CASES vai convidar as várias “instituições que trabalham no terreno a realizar ações voluntárias”.
A sessão incluiu a partilha da experiência de voluntariado dos participantes, bem como de algumas das principais ideias associadas pela CASES à atividade voluntária: “Responsabilidade, disponibilidade, escolha, aptidões próprias e interesse”.
Depois, os participantes realizaram um desafio que envolveu várias fases, começando com a criação de conteúdo digital (vídeo, post ou imagem) de combate ao ciberbullying e a respetiva publicação na plataforma Net Empatia.
7 razões para fazer voluntariado no ensino superior
O momento de frequência do ensino superior tem sido apontado como um dos momentos ideais para garantires o envolvimento em atividades de voluntariado. No Dia Internacional do Voluntário, trazemos-te 7 razões que explicam o porquê.
A partir daí, os participantes do CIS Digital Camp trabalharam em grupos para o desenho de uma proposta de uma ação de comunicação nacional de sensibilização contra ciberbullying, partilhando os resultados. “As melhores ideias vão depois ser integradas numa campanha nacional multimeios”, revelou o administrador da Revista Forum Estudante, Félix Pinéu.
O que é a CASES?
A Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES) é uma cooperativa de interesse público que tem como objetivo "promover o fortalecimento do setor da economia social", de forma a aprofundar "a cooperação entre o Estado e as organizações que o integram, bem como a prossecução de políticas na área do voluntariado". A CASES assume-se como "um espaço de diálogo, onde cooperam diversos atores que se esforçam por tornar a economia social um setor coeso e de reconhecido valor em Portugal, contribuindo para um mundo mais justo e solidário".
Foi desta forma que terminou o CIS Digital Camp, o primeiro de cinco bootcamps de capacitação de estudantes do ensino secundário e profissional. Durante três dias, temas como ciberbullying, privacidade e desinformação estiveram em destaque.
De 4 a 6 de agosto, realiza-se uma nova edição, no Politécnico de Santarém, onde mais 50 alunos vão explorar conceitos, ferramentas e recursos ligados ao tema do "bem-estar online".