UC Dublin AFC
Futebol
Irlanda
2.ª Divisão Nacional

Fundado em 1895, o University College Dublin Association Football Club é o clube de futebol desta instituição de ensino superior irlandesa. Apesar da ligação académica, compete nas ligas profissionais da Irlanda, participando nas divisões de topo do seu país. Esteve pela última vez no escalão máximo na época de 2023. Por esta razão, o clube liga os mundos do futebol universitário e profissional, formando jogadores num regime de bolsas de estudo que permitem conjugar uma carreira desportiva e completar um curso superior. Jogando no Estádio de Belfield Bowl, onde joga também a equipa de rugby da University College Dublin, o clube mantém uma forte identidade académica.
Clica na seta abaixo para conhecer as opções.
AZS UMCS Lublin
Basquetebol
Polónia
1.ª Divisão Nacional

A equipa feminina de basquetebol do AZS UMCS Lublin está ligada à Universidade Maria Curie-Sk?odowska, em Lublin, na Polónia. Criado em 1944, o clube conta com um palmarés impressionante nesta modalidade, tendo começado a competir ao mais alto nível a partir da década de 1960. As suas principais vitórias são a Taça da Polónia de 2016 e o Campeonato Nacional de 2023, que levou à participação na EuroLiga em 2023/2024. Para além de contar com muitas estudantes-atletas, a equipa treina e joga nas estruturas da universidade e apoia projetos de investigação desportiva.
Clica na seta abaixo para conhecer as opções.
UCAM Esports Club
eSports
Espanha
Competições profissionais

Fundado em 2020 com o objetivo de combinar ensino superior e competição de alto nível, o UCAM eSports Club é o clube de eSports da Universidade Católica de Santo António de Murcia (UCAM). De acordo com a instituição de ensino superior, este é o único clube universitário profissional de desportos eletrónicos. A equipa compete em jogos como League of Legends ou Clash Royale, tanto a nível nacional como internacional, tendo já contado com atletas portugueses como Tiago “Aziado” Correia ou João Miguel “Baca” Novais. A universidade criou ainda uma gaming house, uma sede onde os atletas e estudantes podem treinar, competir e estudar. Todos recebem bolsas de estudo e mentoria, para ajudar a conciliar estes dois mundos.
Clica na seta abaixo para conhecer as opções.
Loughborough Lightning
Inglaterra
Râguebi
Primeira Divisão Nacional

A Loughborough Lightning é a equipa feminina de râguebi da Universidade de Loughborough, situada em Leicestershite, em Inglaterra. Compete na primeira divisão do país, a Premiership Women’s Rugby, depois de, em 2016, ter visto a sua candidatura para participar na liga profissional feminina de topo aprovada. Os treinos são realizados na universidade, mas os jogos decorrem num estádio partilhado com a equipa profissional masculina Northampton Saints. A equipa recruta atletas-estudantes, com bolsas de estudo, e partilha a marca Lightning com outras equipas da universidade. A equipa masculina de râguebi, por sua vez, compete no quarto escalão inglês.
Clica na seta abaixo para conhecer as opções.
Cardiff Met Women AFC
País de Gales
Futebol
Segunda Divisão

Fundada como UWIC Ladies FC, a equipa Cardiff Met WFC é a equipa feminina de futebol da Universidade Metropolitana de Cardiff, competindo ao mais alto nível do País de Gales. Desde a criação da competição Adran Premier, em 2009, a equipa universitária é mesmo a mais titulada, em conjunto com o Swansea City, com 6 títulos nacionais que levaram a múltiplas participações na Liga dos Campões da UEFA. A época de maior glória desta equipa foi a de 2018/2019, ao vencer o campeonato nacional, a taça e taça da liga, terminando a época sem qualquer derrota. Em 2024/2025, contudo, não conseguiram evitar a descida para a segunda divisão.
Clica na seta abaixo para conhecer as opções.
O caso da Académica de Coimbra

A secção de futebol da Associação Académica de Coimbra (AAC) conta com um historial ao mais alto nível nos campeonatos nacionais, tendo inclusivamente vencido a primeira edição da Taça de Portugal, em 1939, depois de derrotar o Benfica na final. Cerca de 30 anos depois, em plena Crise Académica que colocava em confronto os estudantes e o regime, a AAC voltaria à final da competição. No Estádio Nacional, no Jamor, o jogo foi marcado pelas mensagens de protesto e pelo forte contingente policial. A Académica de Coimbra perderia 2-1 com o Benfica e, no final, os jogadores colocaram a capa aos ombros, em sinal de luto. Em 1974, foi criado o Organismo Autónomo de Futebol, que passou a gerir de forma independente a estrutura do futebol sénior da Académica de Coimbra, com autonomia financeira e desportiva. A AAC continuou a ter uma Secção de Futebol, gerida pelos estudantes, que compete hoje na primeira divisão distrital de Coimbra.





