Pickleball
Este é um desporto que junta badminton, pingue-pongue e ténis. Foi criado por um grupo de pais, que procuravam entreter os filhos aborrecidos durante as férias na ilha de Bainbridge, em Seattle, nos Estados Unidos da América (EUA). Com acesso a um campo de badminton nas traseiras da sua casa de férias, umas raquetes de pingue-pongue e umas bolas de plástico, estavam criadas as condições para o surgimento do pickleball. A origem do nome já é mais difícil de explicar, mas a versão preferida é que foi o cão de uma das famílias, que se chamava Pickles, a dar o nome à modalidade. Isto porque, enquanto se jogava, Pickles estava sempre a correr atrás da bola.
A missão destes pais foi cumprida com sucesso. Os filhos adoraram o jogo e a popularidade do desporto foi passando de boca em boca no destino de férias, com o desporto a crescer internamente e a ser, atualmente, reconhecido nos 50 estados norte-americanos. Uma partida de pickleball é disputada num campo retangular, mas com um terço do tamanho do campo de ténis – 6,10 metros de largura e 13,41 de comprimento – e pode ser jogado numa partida individual (1x1) ou em duplas (2x2). É um desporto cujas regras se aprendem facilmente, pois são semelhantes às do ténis e do padel.
Em Portugal e na União Europeia o desporto ainda se encontra em crescimento, mas no site da Associação Portuguesa de Pickleball, podes aprender mais sobre a história do desporto e os locais onde o podes praticar. Sabe mais sobre o pickleball clicando aqui.
Clica na seta abaixo para conhecer as opções seguintes.
Footgolf
Futebol e golfe parecem dois desportos que não se misturam, certo? Pois bem, isso é porque ainda não experimentaste ou talvez ainda não tenhas ouvido falar do Footgolf.
Nos anos 20 e 30 do século XX, um desporto semelhante espalhou-se pelos Estados Unidos e até ganhou alguma popularidade, o codeball. O footgolf na sua forma atual, surgiu nos Países Baixos, em 2008, ideia dos neerlandeses Bas Korsten e Michael Janssen. A ideia surgiu depois de Willem Korsten, irmão de Bas, que jogou no Tottenham Hotspur, da Premier League Inglesa, ter partilhado um jogo que faziam no final dos treinos e que envolvia levar a bola do campo ao balneário no menor número de toques possível.
Há que deixar claro, no entanto, que a origem do desporto não reúne consenso, pois há quem diga que este foi criado por Juan Manuel Asensi, ex-jogador do Barcelona na década de 70 do século passado. Neste desporto não tens as claques (pelo menos de momento), mas tudo o que precisas é uma bola de futebol e muita, muita pontaria. Há uma troca, o taco de golfe é dispensado e é preciso muita eficácia da tua parte se queres acertar no buraco à primeira (o típico hole-in-one).
É um desporto ao ar livre e que já se encontra federado em Portugal. Há campos em Portugal onde podes jogar com os teus amigos, mediante reserva e o pagamento de uma quantia. Mas também podes improvisar se quiseres jogar, só precisas de ser criativo, tens é de levar a bola ao objetivo final no menor número de toques possível. Para saberes mais sobre o Footgolf, podes visitar a página da Federação Portuguesa de Footgolf aqui.
Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.
Plogging
Plogging é uma maneira de fazer jogging…, mas um pouco diferente. O nome vem dos verbos suecos plocka upp (pegar) e jogga (correr). Só pelo nome, podes deduzir que o desporto originou no país escandinavo e tens toda a razão. Tudo começou quando Erik Ahlström se mudou de Åre, uma vila turística no centro da Suécia, para a capital Estocolomo e o primeiro pensamento que lhe ocorreu, ao chegar à cidade, foi que esta “parecia uma lixeira”. A solução arranjada por Erik? Juntar um grupo de atletas (joggers) e, armados apenas com sacos do lixo e luvas de plástico, enquanto correm pela cidade, recolherem a maior quantidade de lixo possível.
Esta é uma atividade que se tem vindo a tornar popular um pouco por todo o mundo, arranjando adeptos em países como a Espanha, França, Reino Unido, EUA ou Índia. Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia, já participou em atividades de plogging de forma a dar o exemplo e promover uma das suas medidas governamentais de forma a tornar o país menos poluído.
Em Portugal, a prática também já começa a reunir adeptos, existindo inclusive uma página no Facebook onde são divulgadas atividades de plogging em Portugal. A maioria das atividades são combinadas através das redes sociais, com todos os praticantes a encontrarem-se num ponto de encontro e depois a fazer um determinado percurso. De forma a tornar o plogging um pouco mais “competitivo” podes colocar objetivos durante o trajeto, como por exemplo quem apanha a maior quantidade de lixo durante o trajeto. Portanto, convida os teus amigos e ajuda a tornar o planeta um lugar melhor!
Clica nas setas abaixo para conhecer as opções seguintes.
Kabbadi
Este é um desporto ancestral, vindo da Índia, e no qual Portugal já se sagrou inclusivamente campeão, em 2016, frente à França (imaginamos que possas ter um déjà vu ao ler isto), na categoria de campo circular. É no subcontinente indiano que esta prática desportiva tem maior expressão, tornando-se no segundo desporto mais visto, sendo apenas ultrapassado pelo cricket.
A relevância que o desporto ganhou nos últimos anos deve-se à aquisição dos direitos de transmissão da sua liga profissional, com as audiências a crescerem anualmente e os salários dos jogadores a aumentarem para valores nunca antes vistos na história da modalidade. Na Ásia, o desporto vai crescendo, sendo já uma modalidade reconhecida e com lugar nos Jogos Asiáticos. Os atuais campões em título, tanto nas competições masculinas e femininas, são as seleções nacionais do Irão, que venceram no ano de 2018 em ambas as categorias.
Mas no que consiste o kabbadi? Não é necessário nenhum material específico, apenas tens de vestir equipamento desportivo confortável. Agora, algumas regras.
Para jogar, precisas de desenhar um campo de 13 metros de comprimento e 10 de largura com linhas que são essenciais para que o jogo se realize. Essas linhas vão definir a Área de Loby, a Linha de Bónus, a Linha do Meio e a Linha do Fim. O jogo é constituído por momentos de ataque e de defesa, onde a equipa que defende utiliza os sete jogadores e a atacante, só um, o “raider”. O ataque só é feito no meio campo adversário e o jogador tem de ultrapassar a Linha de Bauk a dizer repetidamente a palavra “kabaddi”, para provar que está a conter a respiração. Por cada defesa tocado enquanto se diz “kabaddi”, a equipa atacante ganha um ponto. Os defesas tocados ficam de fora na próxima jogada. Caso o atacante seja impedido de passar para a sua metade do campo, fica ele de fora e a equipa que defende ganha o ponto. Para impedir os jogadores de passarem para a sua metade de campo vale empurrar, agarrar as pernas e até a cintura. Estas são, no geral, as regras essenciais para juntar um grupo de amigos e divertirem-se com um jogo de “toca-e-foge” diferente.
Podes ver o vídeo abaixo para aprenderes mais sobre o kabbadi: